ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Rede privada fica abaixo da meta, mas muito acima das escolas públicas

Chloé Pinheiro | 11/09/2016 16:56
Estudante em sala de aula: desempenho no período que antecede o vestibular patinou nas redes particular e pública. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Estudante em sala de aula: desempenho no período que antecede o vestibular patinou nas redes particular e pública. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O ensino médio das escolas privadas de Mato Grosso do Sul não atingiu a meta de 6,5 estabelecida pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O resultado acompanha a tendência nacional: de todos os estados, só o ensino privado de Roraima atingiu o desempenho esperado. 

De qualquer maneira, a distância entre a escola paga e a gratuita segue grande. Para ser mais exato, as instituições de ensino particular tiveram resultado 62% maior do que o da rede pública. 

Em Mato Grosso do Sul, enquanto a média das particulares no Ideb foi de 5,7, as públicas ficaram com 3,5.

A diferença de mais de dois pontos representa um abismo, que se mantém o mesmo desde a última edição do estudo, divulgada em 2014, a única diferença é que tanto a rede privada quanto a pública avançaram 0,1 em sua média do Ideb. 

Para calcular essas médias, o Ideb se vale do índice de aprovação de estudantes para o próximo ano letivo, obtido pelo Censo Escolar, e do desempenho da escola na Prova Brasil, exame realizado em todo o país. A cada dois anos, o estudo é refeito. 

Na Prova Brasil, aliás, a diferença na performance é ainda mais gritante. Os alunos que estão prestes a passar pelo vestibular das particulares tiraram respectivamente 322,97 e 318,68 em matemática e português, enquanto os das públicas receberam 218,14 e 208,60. 

Nem tudo, entretanto, são flores. Além de não atingirem a meta estipulada pelo Ideb, as particulares viram suas notas de matemática na Prova Brasil para o ensino médio caírem. Em 2013, o resultado foi de 325,06, três pontos a mais do que o resultado deste ano. 

Diferente da rede pública, que tem seu desempenho divulgado por escola, os dados da rede privada são obtidos por amostragem e, por isso, o Instituto não pode divulgar o resultado individual de cada escola. 

Já nos anos iniciais do ensino fundamental, a antiga quarta série, houve um resultado curioso. Enquanto a rede particular manteve o 0,1 abaixo da meta esperada (7,0 contra 7,1, a mesma coisa do ensino médio), a rede pública foi melhor do que o esperado. A rede estadual teve 5,4 de média do Ideb para essa faixa escolar e a meta era de 4,6. 

Nos siga no Google Notícias