ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Reunião cria grupos para avaliar áreas que podem ser compradas em MS

Evelyn Souza e Jéssica Benitez | 27/06/2013 18:09
Reunião hoje na governadoria.
Reunião hoje na governadoria.

Ao contrário do que se esperava pela manhã, o resultado da reunião realizada nessa quinta-feira (27) entre autoridades, ruralistas, lideranças indígenas e poder público não terminou com a decisão da saída imediata dos cerca de 1 mil índios que ocupam a fazenda Esperança, em Aquidauana.

Mas o resultado foi a criação de três grupos que a partir da próxima segunda-feira (01) irão trabalhar para encontrar uma solução para o impasse. 

Na avaliação da presidente interina da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, a reunião foi positiva para ambos os lados.

Ela explica que o primeiro grupo vai analisar as questões jurídicas, como as possíveis indenizações, compras de terras ou permutas.

O segundo deve avaliar 53 áreas e identificar no mapa de Mato Grosso do Sul quais são os pontos mais críticos em relação aos conflitos. Já o terceiro, foi criado para fazer um mapa da regularização fundiária do Estado. O objetivo é identificar terras onde existe disputa e propriedades que estão em processo de regularização.

O trabalho de analise dos grupos deve durar pelo menos uma semana e em seguida os resultados serão apresentados por cada comissão, durante nova reunião que ainda não foi marcada.

O advogado dos indígenas, Toninho Benites, diz que a fazenda Buriti aparece como prioridade na pauta. “A reunião foi um grande avanço. Nossa principal luta continua sendo pela devolução do território" explica Toninho.

O advogado também informou que os índios esperam que os produtores rurais sejam indenizados e que o direito seja igual para os dois lados.

Um pouco antes do fim, a saída de um indígena terena despertou a atenção dos que acompanhavam a reunião do lado de fora. Irritado o índio não quis falar com a imprensa.

O encontro foi a portas fechadas e aconteceu na governadoria em Campo Grande e contou com a presença de representantes das etnias Terena, Kadiwéu e Guarani-Kaiowá, além das autoridades que compõem o Fórum Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Justiça. 

 

Nos siga no Google Notícias