A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

18/11/2011 10:22

Sancionada lei que obriga escolas estaduais a fixar em murais notas do Ideb

Fabiano Arruda

As escolas estaduais de Mato Grosso do Sul terão que fixar em murais as notas obtidas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A sanção da Lei de número 4.114, que dispõe sobre o tema, foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado.

Pelo texto, as escolas da rede estadual de ensino terão que fixar a nota no mural do estabelecimento escolar “em local visível e de fácil acesso aos alunos, pais e funcionários”.

A nota poderá ser fixada em folha de papel e deve conter o índice obtido pela escola e a média estadual obtida.

A Lei foi elaborada pelo deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB). Ele justificou que a iniciativa colaboraria para a qualidade da educação no sistema escolar da rede estadual de ensino, bem como gerar mais transparência.

“Por meio dessa iniciativa, haverá mais transparência nas ações públicas, fator que atenderá os princípios constitucionais da publicidade e eficiência, além de contribuir para a melhoria da educação em Mato Grosso do Sul, estabelecendo um parâmetro estadual entre os estabelecimentos escolares”, chegou a declarar o deputado.

No portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) consta a informação de que o Ideb foi criado em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep: o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) – para unidades da federação e para o país; e a Prova Brasil – para os municípios.

Três escolas no interior têm Ideb de país desenvolvido
As escolas das quatro maiores cidades do interior de Mato Grosso do Sul registram o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com valores q...
Colégio Militar é escola com maior nota do Ideb em MS
Duas escolas de Campo Grande e uma de Amambai foram os destaques de Mato Grosso do Sul no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009...
Em Campo Grande, Ideb ultrapassou metas para 2013
A melhor nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as cidades de Mato Grosso do Sul foi de Campo Grande, que alcançou o índic...
Notas do Ideb em MS igualam metas previstas para 2015
As notas de Mato Grosso do Sul no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009 superam ou igualam as metas estabelecidas pelo MEC (Min...


Também concordo com essa medida. assim toda a população poderá colaborar com a Educação e o objetivo em melhorar seu bairro ou Escola será debatido entre alunos, pais e comunidade envolvida.
Parabéns ao Ilustre deputado Marquinhos Trad que pensa em nossa melhoria educacional.
 
Ana Maria Goncalves em 20/11/2011 06:23:07
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions