A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

25/01/2010 14:43

Santa Casa confirma sindicâncias contra enfermeiros

Redação

O Sindicato dos Trabalhadores na área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul denuncia que a administração da Santa Casa de Campo Grande instaurou sindicância contra os funcionários que participaram de manifestação nos dias 11 e 12 de janeiro.

De acordo com o sindicato, a administração do hospital teria imprimido fotos do protesto e, após identificar os presentes, os convocou para responder processo administrativo. A acusação é que a mobilização teria prejudicado o atendimento no hospital.

A presidente do sindicato, Helena Delgado, disse que nesta segunda-feira já foram ouvidos 10 funcionários. "A Santa Casa tentou proibir o acompanhamento jurídico do sindicato", denuncia a sindicalista. Segundo Helena, o sindicato apresentará denúncia ao Ministério Público Estadual por assédio moral coletivo. "Foi uma reivindicação justa para recebimento de salários", justifica.

O secretário de finanças do sindicato, João Sabiá, comentou que os processos administrativos serão usados nas negociações salariais entre a Santa Casa e os profissionais de enfermagem. "A data-base para as negociações salariais são em 1º maio. Os processos têm a função de enfraquecer o movimento e intimidar os trabalhadores. Isto é uma retaliação", denuncia.

Em nota à imprensa, a Santa Casa de Campo Grande afirma que em nenhum momento questiona o direito de greve de seus trabalhadores. Porém, de acordo com o hospital, o "movimento denominado como greve" pelo Sindicato dos Trabalhadores de Enfermagem, deflagrado no dia 12 de janeiro, não atende aos requisitos legais.

De acordo com a Santa Casa, não houve comunicação oficial do sindicato para a execução da greve, o que é determinado por Lei. Nestes casos, de acordo com o hospital, a abertura de sindicância é um processo normal. As sindicâncias apuram "eventual desassistência aos pacientes, que naquele momento se valiam dos serviços da Santa Casa de Campo Grande".

Especialista diz que doenças vasculares aumentam em até 30% no verão
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, seção Rio de Janeiro (SBACV-RJ), indicam que as altas temperaturas, comuns da épo...
Com 817 processos, Justiça retoma julgamentos nesta segunda em MS
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) retoma nesta segunda-feira (22) as sessões de julgamento dos órgãos colegiados da Corte. Somente n...
Prazos processuais voltam a correr a partir de amanhã no judiciário de MS
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) alerta que os prazos processuais voltam a fluir normalmente a partir desta segunda-feira (22) no j...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions