ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Saúde descarta caso de febre amarela em Deodápolis que estava sob investigação

Resultado de exames em paciente sob suspeita afastaram possibilidade de contágio; Mato Grosso do Sul teve 5 notificações da doença neste ano e nenhum caso foi confirmado

Humberto Marques | 17/02/2018 14:40

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) descartou o único caso sob suspeita de febre amarela ainda vigente em Mato Grosso do Sul. Conforme a assessoria da pasta, trata-se de um paciente de Deodápolis –a 252 km de Campo Grande– cuja suspeita persistia desde o fim de janeiro e que ainda era contabilizado pelo Ministério da Saúde como situação a ser verificada.

O resultado da sorologia afastando a possibilidade de contágio por febre amarela no paciente de Deodápolis foi apresentada à SES nesta sexta-feira (16), mesmo dia em que o Ministério da Saúde divulgou seu balanço mais recente sobre o total de casos no país. No estudo, Mato Grosso do Sul seguia com cinco notificações, quatro casos descartados e um sob investigação.

Agora, todas as suspeitas sobre pacientes do Estado foram afastadas. A informação será comunicada pela pasta a Brasília no início da próxima semana.

Números – O balanço do Ministério da Saúde apontava, nesta sexta-feira, 1.626 notificações de casos de febre amarela em todo o país entre 1º de julho de 2017 e 16 de fevereiro. Destes, 684 foram descartados e 478 foram colocados sob investigação –com 464 confirmações. Neste total, foram registrados 154 mortes.

Minas Gerais, com 225 casos confirmados e 76 mortes, e São Paulo, com 181 positivos em 53 óbitos, lideram as estatísticas nacionais sobre contágio por febre amarela. Em toda a região Centro-Oeste, houve até aqui um caso confirmado no Distrito Federal –no qual o paciente não resistiu.

A febre amarela é transmitida por mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, este no ambiente silvestre –e que é responsável pela onda de casos que desde o fim de 2017 atinge o país. O último caso de febre amarela urbana no Brasil foi registrado em 1942.

Nos siga no Google Notícias