A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

23/03/2010 12:07

Saúde fará arrastão para encontrar casos de tuberculose

Redação

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) promoverá arrastão em Campo Grande para localizar novos casos de tuberculose. O objetivo é realizar os exames e iniciar o tratamento contra a doença, que tem cura, mas matou 18 pessoas no ano passado na cidade.

Os sintomas são tosse produtiva (com secreção) há mais de três semanas. Esta é a estratégia deste ano do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado amanhã.

Na Capital, a mobilização contará com os profissionais dos postos de saúde e dos agentes comunitários. "Precisamos aumentar a busca de novos casos, que ainda é acanhada, não é efetiva, por isso estamos incentivando os agentes de saúde para serem mais participativos e atuantes, colaborando com a equipe municipal de saúde", afirmou a gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Sueli Almeida.

As unidades básicas de saúde (UBS) do município estão preparadas para fazer o diagnóstico e o tratamento da tuberculose, que é gratuito e dura seis meses. As chances de cura dos pacientes são reduzidas quando ocorre o abandono do tratamento.

O Ministério da Saúde preconiza a cura da doença em 85% dos casos. Em Campo Grande, em 2009, a recuperação dos pacientes alcançou 78.44% dos casos. "A cura está ligada à adesão ao tratamento", esclarece a gerente da Vigilância Epidemiológica. Sueli lembrou que "a tuberculose é uma doença social, que atinge as populações mais carentes".

No ano passado, foram registrados 304 novos casos de tuberculose em Campo Grande. Já o percentual de óbitos ficou em 6.03%, acima do índice considerado tolerável, que é de 5%, levando-se em conta que a doença é tratável e curável.

Também em 2009, 6.89% dos pacientes com tuberculose abandonaram o tratamento, sendo que o tolerável, recomendado pelo Ministério da Saúde, não deve passar de 5%. "As populações vulneráveis

Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions