ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Secretaria de Saúde aguarda laudo de laboratório do Pará

Redação | 28/01/2008 12:02

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) aguarda agora o laudo do Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, sobre os exames que devem apontar a causa da morte do empresário Nelson Machado Ribeiro, 44 anos. Ele, que morava em Maracaju, morreu na última quinta-feira, dia 24, no Hospital Universitário de Campo Grande.

A sorologia feita pelo Lacen (Laboratório Central) deu positiva para febre amarela. "Isso significa pouco ainda. O exame dele deu reagente, mas ele havia se vacinado contra a febre amarela. O material [de análise] foi para Belém", salienta o superintendente de Vigilância em Saúde, Eugênio Barros. Toda pessoa que tomou a dose recentemente desenvolve anticorpos contra a doença, o que pode levar a um diagnóstico clínico positivo, mesmo sem contaminação.

De acordo com Barros, serão analisadas diversas possibilidades, como viroses, dengue, dengue hemorrágica e reação à vacina contra a febre amarela. Os primeiros exames apontaram resultado negativo para a leptospirose. "Foi uma primeira peneirada para os exames bem mais sofisticados", exemplifica. Eugênio Barros lembra que o instituto Evandro Chagas é referência nacional sobre febre amarela. O resultado deve sair dentro de 15 dias.

Nesta segunda-feira, Barros participou de uma reunião com o comitê para monitorar o combate à doença em Mato Grosso do Sul. "Continuamos vacinando quem precisa e vamos fazer a borrifação em Maracaju", conta. Em Maracaju, uma equipe de saúde vai visitar a casa do empresário. "Temos a informação de que ele gostava de pescar no mato. Tudo será averiguado", diz o superintendente.

Se confirmada, a morte do empresário será a 11º no País por febre amarela. No Estado, será a primeira morte atribuída à doença desde 1996. Outros dois casos, desde o fim de 2007, foram relacionados a Mato Grosso do Sul. Nestes casos, as pessoas receberam tratamento.

Nos siga no Google Notícias