ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Segurança desloca grupos de elite para reforçar combate ao crime organizado

Ação tem apoio de helicóptero e a expectativa é apreender armas, drogas e cumprir mandados de prisão

Aline dos Santos | 02/03/2018 10:34
Operação é realizada em municípios de fronteira com o Paraguai. (Foto: Divulgação)
Operação é realizada em municípios de fronteira com o Paraguai. (Foto: Divulgação)

Com reforço dos batalhões Bope e Choque, a operação Fronteira 67 chegou ontem a municípios fronteiriços com o Paraguai para combater tráfico de drogas e armas. Segundo o titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira, não é a primeira vez que a forças especiais atuam em parceria com o DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

“Mas é a edição com maior volume de policiais do Choque e do Bope. Para que possam adquirir conhecimento sobre as principais vias, rotas de acesso”, afirma.

Ele explica que em geral, equipes do Bope e Choque atuam mais na região Norte do Estado, onde ficam as divisas e o crime do “novo cangaço”, com assaltos a banco em pequenas cidades. Para o secretário, levar equipes de Campo Grande para a fronteira com o Paraguai não afeta o policiamento. “Vamos revezar o efetivo para não desguarnecer a Capital e nem a região Norte”, diz.

A ação tem apoio de helicóptero e a expectativa é apreender armas, drogas e cumprir mandados de prisão. Sem prazo anunciado de término, um expediente para que os traficantes não retardem o crime à espera do fim do trabalho especial, a Fronteira 67 é realizada em Ponta Porã, Tacuru, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Antônio João, Paranhos e Sete Quedas. Ontem (dia 1º), foram apreendidos dois quilos de pasta base de cocaína e cumprido um mandado de prisão.

Rotas - Levantamento da PF (Polícia Federal) mostra que fica em Mato Grosso do Sul duas das oito principais rotas para ingresso de armas no Brasil. O destino é abastecer facções criminosas.

Ponta Porã, na fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai), é a quarta colocada no ranking das principais vias terrestres usada pelos criminosos. Já a fronteira entre Corumbá e Puerto Suarez (Bolívia) ocupa a quinta colocação.

O ranking é liderado pela fronteira de Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) e Rivera (Uruguai), seguido pela Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Pistolas e revólveres vêm do Paraguai, enquanto rifles e fuzis têm origem no Estados Unidos. O levantamento foi realizado a partir do rastreamento de 9.879 armas aprendidas pela PF.

Nos siga no Google Notícias