ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Sejusp divulgará em abril dados sobre ações da segurança

Redação | 11/03/2008 15:30

A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) pretende divulgar a partir de abril as estatísticas de violência em Mato Grosso do Sul, como determina lei promulgada em dezembro do ano passado pela Assembléia Legislativa. A lei, que entrou em vigor no dia 17 de dezembro, determinou a publicação trimestral de dados relativos à atividade policial e penitenciária. Considerando esse prazo, o trimestre venceria em 17 de março, mas o entendimento da Sejusp é que deverão ser publicados em abril os dados relativos aos primeiros três meses do ano.

A divulgação deverá ser feita por meio do site do governo do Estado, o www.ms.gov.br. A forma com que isso se dará ainda está em análise. A tendência é que seja colocado um link no site do governo para que o cidadão tenha acesso aos números que a lei determina serem públicos, e que normalmente são de difícil acesso, inclusive para os órgãos de imprensa.

Pela lei, de autoria da deputada Celina Jallad (PMDB),  devem ser divulgados dez tipos de dados:  número de ocorrências registradas pelas polícia militar e civil, por tipo de delito; número de inquéritos policiais instaurados pela polícia civil, por tipo de delito;xnúmero de Inquéritos policiais militares instaurados pela polícia militar, por tipo de delito;nnúmero de prisões em flagrante efetuadas pelas policias civil e militar; número de mandados de prisão recebidos e cumpridos pela polícia civil; número de delitos comunicados às autoridades policiais, discriminados por tipo penal; número de armas apreendidas pelas polícias civil e militar, discriminadamente; número de ingressos e saídas no sistema penitenciário; número de alvarás de soltura cumpridos pelo sistema penitenciário; número de fugas no sistema penitenciário.

A lei foi promulgada pelo presidente da Assembléia Legislativa porque não recebeu apreciação do governador André Puccinelli. Ele poderia sancionar ou vetar a medida aprovada pelos deputados.

Nos siga no Google Notícias