ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Selo classifica carro novo por consumo de combustível

Redação | 18/04/2009 09:32

A partir de agora, os carros zero quilômetro de cinco montadoras já saem da fábrica com um selo que classifica o nível de consumo de combustível de cada veiculo.

Semelhante aos selos indicadores de consumo de energia das geladeiras, o selo classifica os carros em cinco níveis, sendo A o que menos consome e E o que mais consome.

A nova etiqueta faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) com parceria da Petrobras.

A medição de consumo dos novos carros será realizado a cada ano entre os meses de agosto e outubro; apenas os veículos produzidos a partir de 2009 serão identificados, desde que a montadora responsável por sua fabricação faça a adesão, voluntária, ao programa.

Países como os Estados Unidos, o Japão, a Austrália, a China, o Canadá, Cingapura e os da União Européia também adotaram a etiquetagem veicular. Para consultar a tabela que informa a classificação de consumo do automóvel, basta acessar o endereço eletrônico:

http://www.conpet.gov.br/download/pdf/VeiculosLeves2009.pdf) do Conpet.

Nos siga no Google Notícias