ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Senadores cobram reajuste da tabela do SUS no orçamento da saúde

Mariana Lopes | 20/03/2013 11:25
Senador Moka presidiu a audiência pública que discutiu reajuste do SUS (Foto: Divulgação)
Senador Moka presidiu a audiência pública que discutiu reajuste do SUS (Foto: Divulgação)

Em audiência pública realizada ontem, pela Comissão Assuntos Sociais do Senado, senadores e representantes do Ministério da Saúde discutiram o reajuste nas tabelas dos serviços do Sistema único de Saúde (SUS), desatualizadas há mais de 20 anos.

Foi reivindicado o aumento no valor do repasse de mais de 100 procedimentos da tabela do SUS e alegaram que grande parte dos laboratórios brasileiros não está conseguindo se manter.

Responsáveis por metade do atendimento médico e ambulatorial do país, as entidades filantrópicas estão ameaçadas de fechar as portas, por causa da diferença entre o que gastam e o que recebem do SUS, segundo o que passaram aos senadores.

O presidente da audiência, senador Waldemir Moka (PMDB), disse que a situação é grave, pois os reajustes feitos são ínfimos diante da inflação do período. “Esta é uma questão puramente orçamentária", reclamou Moka.

O senador alertou que o ônus acaba recaindo sobre estados e municípios, quando a maior arrecadação é do Governo Federal. “Há uma distorção na questão do financiamento que tem gerado uma crise hospitalar e ambulatorial”, alertou.

Ao analisar as tabelas, o senador lembrou que, ao longo do tempo, houve uma desvalorização dos procedimentos de rotina e uma supervalorização dos procedimentos de alta complexidade.

Segundo o parlamentar, atualmente, o SUS atende 150 milhões de pessoas no País e os governos aplicam 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) na Saúde. De acordo com os números, 5,5% sai do bolso dos brasileiros, pelo custeio da saúde privada.

Diante dos dados, a comissão e a senadora Ana Amélia (PP-RS) pretendem se reunir com a área de orçamento do ministério da Saúde para que possam levar ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, uma radiografia completa da situação.

“O objetivo é superar o principal gargalo do SUS, ou seja, o subfinanciamento”, explicou, ao lembrar que o Senado está empenhado em discutir o financiamento público da saúde.

Além do grupo de trabalho para debater o assunto com o ministério, Moka anunciou que, ainda nesta semana, vai se reunir com os secretários estaduais de Saúde para ouvir as principais demandas da área.

Nos siga no Google Notícias