ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Servidores do Hospital Municipal de São Gabriel ameaçam paralisação

Vivianne Nunes | 25/04/2011 09:42

Após quase dois meses de negociação salarial entre servidores do Hospital Municipal de São Gabriel e a administração local, servidores já cogitam a possibilidade de paralisar as atividades. Na sexta-feira haverá uma mobilização dos trabalhadores no município.

Segundo informações do jornal Folha de São Gabriel no dia 23 de fevereiro funcionários do Hospital apresentaram uma série de reivindicações à chefia local. São 27 itens que apontam as principais mudanças sugeridas pelos trabalhadores. O posicionamento da prefeitura foi encaminhado por ofício quase um mês após o encontro com o Sits (Sindicato dos Trabalhadores de Saúde) e, de acordo com a categoria, a resposta não contemplou todas as reivindicações dos trabalhadores.

Para a presidente do Sindicato, Janaína Gonçalves, os servidores estão além da capacidade de trabalho, o que acaba prejudicando o atendimento à população. Além disso, ela reclama que os funcionários estão sem reajuste considerável há dez anos. No ano passado foram concedidos 3% sobre os salários, este ano, 5%. Agora, a categoria já reivindica 10% de reposição pelas perdas da inflação do período, mas a prefeitura, alega falta de recursos financeiros. Enquanto isso, houve reajuste aos médicos no valor pago pelo plantão e a implantação de um aditivo para o sobreaviso, quando o profissional precisa acompanhar o paciente até a Capital.

Funcionários relatam que os servidores estão trabalhando mais de 48 horas sem folgas e ainda são obrigados a parar os afazeres para limpar o local de trabalho, o que agrega mais uma função e pode expor pacientes a riscos de infecções.

Sobre a falta de pessoal, a prefeitura alega que “será analisado o pleito e verificada a necessidade de aumento de pessoal”.

Caso as exigências da categoria não sejam aceitas, os trabalhadores prometem paralisações relâmpago de uma hora, duas horas ou até três horas, até que o prefeito se sensibilize e resolva os problemas apresentados, conforme afirmou a presidente do sindicato.

Nos siga no Google Notícias