ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Sindicato diz que proposta do Estado só atende a poucos e mantém greve

Nyelder Rodrigues | 13/05/2013 19:48
Policiais civis pedem reajuste de 25% para toda agentes de polícia científica, escrivães e investigadores (Foto: Divulgação Sinpol-MS)
Policiais civis pedem reajuste de 25% para toda agentes de polícia científica, escrivães e investigadores (Foto: Divulgação Sinpol-MS)

Os policiais civis de Mato Grosso do Sul não vão aceitar a proposta de reajuste apresentada à categoria, que chega a até 28% para os servidores enquadrados na Classe dos Substitutos.

Conforme o presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis), Alexandre Barbosa, a proposta beneficia apenas 70 dos 2.200 policiais civis do Estado, tanto da ativa quanto a aposentados.

“Esses 70 seriam promovidos para a 3ª Classe, e por isso já receberiam aumento de 20%. De reajuste mesmo, fica só os 7% para os outros 2.130 policiais que não estão mais na Classe dos Substitutos, a primeira da nossa carreira”, explica Alexandre.

O presidente do Sinpol também contou que a categoria conta com cinco classes (Substitutos, 3ª, 2ª, 1ª e Especial), e que a nova proposta extingue os Substitutos, que ele considera como uma das conquistas dos policiais há alguns anos.

“O governo não conversou com o sindicato para propor acabar com essa classe, em que os policiais permanecem nos primeiros três anos e depois são promovidos automaticamente”, reclama Alexandre, acrescentando que toda a Polícia Civil (peritos criminais e delegados) vai perder a classe inicial do plano de carreira.

Com isso, o indicativo de greve da categoria, que engloba investigadores, escrivães e agentes de polícia científica, segue em pé. Eles prometem paralisarem os trabalhos em todo o Estado a partir de sexta-feira (17), caso não haja acordo até lá.

Atualmente, há 1,3 mil policiais civis ativos no Estado, e em caso de greve, apenas 30% - pouco mais de 900 policiais - seguem trabalhando para realizar os atendimentos de emergência, conforme legislação trabalhista que rege os profissionais. Há também a orientação para que os policiais não usem viaturas em mau estado durante a paralisação.

Proposta apresentada pelo governo – A proposta detalhada de reajuste aos policiais civis aponta aumento de 7% e promoção dos policias da Classe dos Substitutos neste ano, o que faria o valor chegar a 28% (de R$ 2.361,21 para R$ 3.031,80). além de reajuste de 8% em 2014 e 12% em 2015.

Os policiais pedem 25% de reajuste. Segundo o governador André Puccinelli (PMDB), caso a proposta não seja aceita, o reajuste a ser encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa é o índice inicial apresentado a categoria, de 5%.

O Estado também vai estender a todos os policiais a etapa alimentação – benefício semelhante ao ticket alimentação -, se compromete a aumentar o número de vagas para promoção de escrivães e investigadores, a fixar data para promoção anual em lista tríplice e a equiparar servidores DAP com os da segunda classe.

Nos siga no Google Notícias