ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

STJ abre precedente para que devedores tenham CNH recolhida

Os ministros autorizaram a penalidade ao analisar o caso de um homem que devia R$ 16.853,10

Ricardo Campos Jr. | 06/06/2018 14:32

Quem estiver sendo processado por ter alguma dívida poderá ter a carteira de motorista recolhida, conforme precedente aberto pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Os ministros autorizaram a penalidade ao analisar o caso de um homem que devia R$ 16.853,10 e teve o documento retido pela 3ª Vara de Sumaré (SP).

O órgão, por outro lado, vedou o bloqueio do passaporte do réu, por entenderem que ele teria tolhido o direito de ir e vir.

"Inquestionavelmente, com a decretação da medida, segue o detentor da habilitação com capacidade de ir e vir, para todo e qualquer lugar, desde que não o faça como condutor do veículo”, disse o relator do processo, ministro Luis Felipe Salomão, em trecho do voto reproduzido pelo site UOL.

Ele afirma que reter o passaporte é medida possível, mas que deve ser fundamentada e analisada caso a caso e não se encaixava na situação sob análise.

Apesar de o caso em questão ser específico, pode ser usada em ações semelhantes como jurisprudência. Para que o motorista inadimplente tenha de volta o documento, ele deverá regularizar os débitos.

Nos siga no Google Notícias