ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

STJ decide que farmácias só podem vender medicamento

Redação | 22/10/2009 09:05

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que farmácias e drogarias não podem vender outros produtos que não sejam medicamentos, insumos hospitalares e produtos correlatos, conforme determina a Lei 5.991, de 1973.

A decisão unânime foi provocada por uma ação movida pela prefeitura de Fortaleza, no Ceará, visando impedir que uma rede de farmácias comercializasse produtos como refrigerantes, chocolates e máquinas fotográficas, entre outros itens.

De acordo com a relatora do processo, ministra Eliana Calmon, as farmácias e drogarias estão legalmente autorizadas a vender somente medicamentos, drogas e insumos farmacêuticos.

A interpretação da lei pelo STJ vem confirmar outras decisões anteriores, como a resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de agosto deste ano. Ela instituiu as boas práticas farmacêuticas e reforçou o papel das farmácias como locais de promoção da saúde.

Para o advogado Marcelo Alexandre da Silva, assessor jurídico do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), a decisão do STJ é um grande passo, mas a efetiva aplicação da lei deve ocorrer de forma lenta.

Isso porque as grandes redes de drogarias do Estado, que vendem de biscoito a pilhas, devem utilizar todos os artifícios jurídicos possíveis, para ganhar tempo e continuar comercializando estes produtos pelo maior tempo possível.

De acordo com o advogado, a decisão do STJ cria uma referência e abre um precedente positivo. Isso significa que estas grandes redes de drogarias podem até recorrer, mas somente para ganhar tempo, pois sabem que a interpretação é definitiva e que vão perder a causa.

Ainda segundo Marcelo Alexandre Silva, é de competência da Vigilância Sanitária de Campo Grande fiscalizar estes estabelecimentos. Entretanto, isso ainda não acontece com frequência, o que acaba atrapalhando a efetiva aplicação da lei.

"A aplicação da Lei só depende do poder público. E isso só vai acontecer quando a vigilância fizer um arrastão, apreender mercadorias e avisar aos estabelecimentos que se não cumprirem a determinação, terão a farmácia lacrada", declarou.

Nos siga no Google Notícias