ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Campo Grande lidera volume de chuva em Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas

Capital registrou 29,8 milímetros de precipitação e ficou à frente de todos os municípios monitorados

Por Jhefferson Gamarra | 07/01/2026 18:17
Campo Grande lidera volume de chuva em Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas
Carro passando por poça d'água em Campo Grande durante chuva (Foto: Juliano Almeida)

Campo Grande foi a cidade com maior volume de chuva acumulada nas últimas 24 horas em Mato Grosso do Sul, conforme dados divulgados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). A Capital sul-mato-grossense registrou 29,8 milímetros de precipitação, liderando o ranking estadual.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande registrou o maior volume de chuva em Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas, com 29,8 milímetros, seguida por Jardim (20,8 mm) e Figueirão (19,4 mm), segundo dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima. Apesar das precipitações em algumas regiões, o estado enfrenta baixa umidade relativa do ar, com Porto Murtinho registrando 22%, e temperaturas elevadas, chegando a 36,4°C em Aquidauana e Porto Murtinho. Em Campo Grande, a máxima foi de 32,9°C.

Na sequência aparecem Jardim, com 20,8 mm, e Figueirão, onde o acumulado chegou a 19,4 mm. Outros municípios também tiveram registro de chuva, porém em volumes menores, como Maracaju, com 10,8 mm, Corumbá, com 10,4 mm, Dois Irmãos do Buriti, com 8,0 mm, e Corguinho, com 7,0 mm. As medições consideram o período das últimas 24 horas.

Além do monitoramento das chuvas, os boletins do Cemtec e da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) também destacam os baixos índices de umidade relativa do ar registrados no Estado. O menor valor foi observado em Porto Murtinho, com 22%, seguido por Jardim, com 29%. Em Corumbá, as estações localizadas nas fazendas São Cândido e Xaraés marcaram 35%, enquanto Aquidauana registrou 36%. Outros municípios, como Três Lagoas, Campo Grande e áreas de Corumbá, apresentaram índices entre 36% e 38%, compondo o ranking das dez menores umidades relativas do ar no Estado.

O cenário de calor intenso também foi confirmado pelos dados de temperaturas máximas. Aquidauana e Porto Murtinho alcançaram a maior temperatura registrada, com 36,4 °C. Em seguida aparecem Corumbá, com 35,9 °C, Corumbá, com 35,7 °C, e Aquidauana, com 35,6 °C. Outras localidades, como áreas rurais de Corumbá, Pedro Gomes e novamente Porto Murtinho, também superaram os 35 °C. Em Campo Grande, a temperatura máxima registrada foi de 32,9 °C.

Os dados reforçam o contraste das condições meteorológicas em Mato Grosso do Sul, com chuvas significativas em pontos específicos, como Campo Grande, ao mesmo tempo em que grande parte do Estado enfrenta calor intenso e baixos índices de umidade, características típicas do período.