ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

STJ libera venda de produtos diversos em farmácias

Redação | 04/05/2010 17:38

Decisão do ministro Ari Pargendler, vice-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), revoga parcialmente a norma que determinava cumprimento das diretrizes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que impedia a venda de produtos diversos nas farmácias brasileiras. Com a decisão, as redes poderão voltar a funcionar como conveniências.

No entanto, continua válida a decisão que prevê o cumprimento da norma que lista os medicamentos isentos de prescrição e que podem ficar ao alcance dos consumidores. Já aqueles que só podem ser vendidos com receita não devem ser expostos diretamente.

O magistrado acatou o argumento da Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativas de Farmácias). Segundo a entidade, "faltava motivação para manter a restrição".

O ministro do STJ destacou que legislações estaduais permitem o comércio em farmácias de artigos de conveniência que não prejudicam a saúde. Pargendler argumeta que a execução da política pública de reconhecer as farmácias e drogarias exclusivamente como unidades de saúde deve aguardar o julgamento dos recursos judiciais já em tramitação.

Mesmo com decisões anteriores contrárias à venda, a rede São Bento, a maior de Mato Grosso do Sul, está filiada também a ABC Farma, que tinha uma liminar concedida pela juíza federal substituta Raquel Soares Chiarelli, da 5ª Vara Federal do Distrito Federal, que liberava o comércio. (Com informações do STJ).

Nos siga no Google Notícias