ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

STJ manda homem que espancou mulher trabalhar em asilo

Redação | 10/08/2010 14:39

Uma decisão da semana passada do STJ (Superior Tribunal de Justiça) permitiu a um sul-mato-grossense substituir por prestação de serviço a comunidade uma pena de prisão, em regime aberto, por violência doméstica.

O réu havia sido condenado na primeira instância a 15 dias de prisão, por bater na ex-mulher. O juiz do caso havia substituído a pena por prestação de serviço em um asilo, por quatro horas semanais, durante o período da pena, e ainda o comparecimento ao Projeto Penas Alternativas e Violência de Gênero, na Clínica-Escola da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) para submeter-se à programa de reeducação e recuperação.

Nesse tipo de substituição, o processo é suspenso pelo prazo de dois anos e aplicada a chamada pena restritiva de direitos, por meio da prestação de serviço à comunidade. Passo esse período, o réu sai com ficha limpa.

No Tribunal de Justiça, a substituição da pena foi vetada e a defesa do réu recorreu ao STJ, que restabeleceu a punição pela prestação de serviços.

O ministro responsável pelo caso, Hamilton Carvalhido, concedeu liminar em pedido de habeas corpus da Defensoria Pública.

Carvalhido decidiu restabelecer a sentença da justiça de primeiro grau que considerou que, como a violência contra a mulher não foi grave, o acusado terá de prestar serviços à comunidade.

De acordo com a sentença da justiça sul-matogrossense o marido em questão é um agressor doméstico que foi as vias de fato por ter sido criado sob o culto ao machismo sul-americano, "sem muita noção da ilicitude dos atos praticados em casa".

Segundo a legislação em vigor no país, a pena restritiva de direitos é autônoma e pode ser aplicada no caso de pena privativa de liberdade não superior a quatro anos, se o crime não foi cometido com violência ou grave ameaça à pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo.

Nos siga no Google Notícias