A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Junho de 2018

06/03/2009 07:49

STJ nega pagamento de pensão em caso de concubinato

Redação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a nulidade da decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região que havia concedido pensão à concubina de um militar falecido.

Na decisão do recurso ajuizado pela concubina, o STJ reiterou que a proteção do Estado atende somente à união estável em situações legítimas e que nessas não está incluído o concubinato (relação afetiva paralela ao matrimônio).

No entendimento do TRF, porém, o fato de o servidor ser casado não impedia a concessão de benefício à concubina em conjunto com a esposa, desde que fosse comprovada a união estável e a relação de dependência econômica.

Por causa de uma convivência de 20 anos, o Tribunal reconheceu a união estável entre o servidor e a concubina, mesmo ele sendo casado. Dessa forma, a esposa e a concubina teriam o mesmo direito de receber pensão.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a viúva do militar recorreram da decisão no STJ. O INSS alegou que o Estado assegura proteção somente a parentes que não têm impedimento para o matrimônio legal.

O relator, ministro Jorge Mussi, afirmou que de acordo com a Constituição Federal e as demais leis relacionadas ao tema, os efeitos jurídicos da união estável e do concubinato são distintos, sendo impossível conceder os direitos solicitados pela concubina.

Apostadores de quatro estados são os mais novos milionários do país
Apostadores de quatro estados acertaram os seis números da sorte da Mega-Sena e são os mais novos milionários do Brasil. Os sortudos são de Salvador ...
MPE realiza processo seletivo para estagiários em 37 cidades neste domingo
O MPE (Ministério Público Estadual) aplica neste domingo (24) as provas do processo seletivo para estagiário em 37 cidades do Estado. As avaliações c...
Uems recebe inscrição para teste de proficiência em três idiomas até quarta
Segue até a próxima quarta-feira (dia 27) o período de inscrição para o exame de proficiência de leitura em inglês, francês e espanhol. O interessado...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions