ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

TJ culpa volume de dados por “apagão” em sistema com 748 mil processos

Aline dos Santos | 14/06/2017 08:03
Tribunal de Justiça informa que secretaria trabalha para resolver pendências. (Foto: Arquivo)
Tribunal de Justiça informa que secretaria trabalha para resolver pendências. (Foto: Arquivo)

Após o sistema de consulta aos processos ficar dias fora do ar, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aponta que o volume do banco de dados tem estendido o prazo de atualização. São 748.169 processos eletrônicos em primeiro grau. A instabilidade no sistema motiva reclamações da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) por inviabilizar o trabalho dos advogados.

Conforme o Tribunal de Justiça, no segundo fim de semana de cada mês é realizada atualização do banco de dados, que começa na sexta-feira à meia-noite e tem previsão de finalizar, normalmente, no domingo à noite.

“Ocorre que o Banco de Dados é cada dia maior em volume e isso tem estendido o tempo de atualização. Além disso, após uma atualização se completar, algumas funcionalidades do sistema tem apresentado instabilidades momentâneas, que não comprometem a movimentação processual, mas sem dúvida causam desconforto ao usuário. A STI [Secretaria de Tecnologia da Informação] está trabalhando para resolver essas pendências”, informa o tribunal.

A reportagem verificou que o sistema ficou fora do ar de sábado (dia 10) até a manhã de terça-feira (dia 13). Segundo o tribunal, o sistema ficou indisponível até às 20h de segunda-feira e os prazos foram prorrogados.

A Justiça estadual utiliza o modelo e-SAJ e tem prazo para migrar para o PJE (Processo Judicial Eletrônico), adotado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

“Pedimos providência para estabilizar o sistema, que tem problemas há mais de três meses. Vamos analisar a capacidade instalada porque desconfiamos que o sistema não suporta. Pedimos aqui, primeiramente, mas se não for atendido, vamos a outras instâncias”, afirmou, ontem, o presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Mansour Elias Karmouche.

Nos siga no Google Notícias