A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

19/05/2010 15:38

TJ dá prazo para motorista semianalfabeto aprender a ler

Redação

A 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul concedeu parcial provimento a um recurso do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e determinou que um motorista concursado que possui habilitação desde 1966 se alfabetize no período de cinco anos.

A decisão foi tomada por unanimidade nesta manhã pelos desembargadores da 4ª Turma seguindo o voto do relator, desembargador Paschoal Carmello Leandro.

O motorista ingressou com ação argumentando que em 1966 obteve a carteira de habilitação e desde 1975 trabalha exercendo a função de motorista, mesmo na condição de semianalfabeto. Em 1979, tornou-se funcionário público da Capital também como motorista.

Ele alegou ainda que durante 25 anos conseguiu renovar a sua carteira sem problemas até que, em agosto de 2005, ao requerer a renovação foi submetido a prova escrita e reprovado por ser semianalfabeto.

O motorista foi mandado a um programa de alfabetização de condutores, mas não pôde participar porque o horário era incompatível com seu trabalho.

Em 1° grau, o pedido dele foi julgado procedente e determinado que o Detran substituísse a prova escrita por uma avaliação para averiguar sua capacidade de entendimento dos sinais de trânsito até que ele deixasse de ser semianalfabeto. Foi ainda anulado o ato jurídico que negou a renovação da carteira de habilitação dele.

O Detran recorreu e alegou que a concessão e renovação da carteira é administrativa concedida pela administração pública a quem preencher os requisitos legais, incluindo saber ler e escrever.

O Departamento de Trânsito alegou ainda que a concessão do primeiro documento ao autor da ação foi um erro.

Diante da situação, o relator do processo entendeu ser razoável conceder prazo de cinco anos, mesmo período para que o condutor seja novamente submetido a exame para renovação da carteira, para que ele regularize sua alfabetização, para ficar em conformidade com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions