A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

03/08/2010 08:43

TJ descumpre norma com 67% de comissionado sem concurso

Redação

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) descumpre a resolução 88 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e tem 67,9% dos cargos comissionados ocupados por servidores que não possuem vínculo com a administração pública ou com o Judiciário.

Publicada em setembro, a resolução prevê pelo menos 50%dos cargos em comissão deverão ser destinados a servidores das carreiras judiciárias, ou seja, concursados.

Em relatório enviado ao CNJ, o tribunal informa que tem 359 cargos em comissão, sendo 237 sem vínculo com a administração pública e 7 cedidos ou requisitados de outros órgãos que não do Judiciário. Os dados foram fornecidos em fevereiro deste ano.

O TJ/MS ainda descumpre o artigo da resolução que disciplina que os cargos em comissão só poderão ser ocupados nas atribuições de direção, chefia e assessoramento.

Sob esse aspecto, o CNJ fez apenas dois questionamentos aos tribunais de todo o país. Primeiro se o tribunal possui cargos em comissão fora das atribuições e, em seguida, se houve a exoneração dos ocupantes. O TJ/MS respondeu sim ao primeiro questionamento e não ao segundo.

A resolução dava prazo de 90 dias, a partir de setembro, para a exoneração dos ocupantes de cargos proibidos.

Publicado em dezembro, o planejamento estratégico do tribunal previa aumento de 5% no quadro de funcionários por ano a partir de 2010 e redução do número de servidores comissionados, sem concurso público, na secretaria do Tribunal de Justiça.

No limite

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions