A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Junho de 2018

22/01/2008 13:46

TJ espera enxurrada de ações contra telefonia fixa

Redação

Uma enxurrada de processos é esperada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul depois da edição da súmula que estabelece as decisões dos Juizados Especiais do Estado quanto à assinatura básica de telefonia fixa. A súmula uniformiza as decisões dos magistrados que passarão a considerar ilegal a cobrança.

Segundo a juíza Sandra Regina da Silva Artioli, do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, ações de consumidores que questionam as decisões tornaram-se mais freqüentes há cerca de dois anos. A estimativa é que existam cerca de 5 mil processos neste sentido. Com a publicidade da súmula, a expectativa é de aumento.

A súmula, além de considerar a cobrança ilegal, estabelece que o ressarcimento ao consumidor que questionou o pagamento na forma simples, ou seja, somente o que foi pago a título de assinatura básica. Também ficam vetadas novas cobranças ao consumidor autor da ação.

De acordo com a juíza, a decisão cabe recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal) tanto pelas concessionárias que se sentirem prejudicadas, como por consumidores que discordarem da forma de ressarcimento. O prazo para recorrer é de dez dias a partir da publicação da súmula, que foi dia 21. Porém, explica a magistrada, o prazo não tem efeito suspensivo e os juízes ainda poderão usar a súmula nas decisões.

Os consumidores podem entrar com processo questionando o pagamento da assinatura básica dos últimos cinco anos. Somente serão beneficiados com a decisão aqueles que entrarem na Justiça. Como a decisão cabe recurso ao STF, a situação ainda pode mudar.

Apostadores de quatro estados são os mais novos milionários do país
Apostadores de quatro estados acertaram os seis números da sorte da Mega-Sena e são os mais novos milionários do Brasil. Os sortudos são de Salvador ...
MPE realiza processo seletivo para estagiários em 37 cidades neste domingo
O MPE (Ministério Público Estadual) aplica neste domingo (24) as provas do processo seletivo para estagiário em 37 cidades do Estado. As avaliações c...
Uems recebe inscrição para teste de proficiência em três idiomas até quarta
Segue até a próxima quarta-feira (dia 27) o período de inscrição para o exame de proficiência de leitura em inglês, francês e espanhol. O interessado...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions