ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Tornado registrado na Capital atingiu estágio inicial

Redação | 15/12/2009 22:45

O tornado registrado na região Norte da Capital, no início da noite desta terça-feira, atingiu o estágio inicial, de acordo com sites de meteorologia. Meteorologistas definem o fenômeno como nuvem funil, até porque o redemoinho não encostou no chão.

O fenômeno é considerado comum nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Moradores dos bairros Coophasul, São Francisco e Monte Castelo afirmaram ter visto o pequeno tornado.

Morador na rua Amazonas, bairro São Francisco, o zootecnista Fernando Vilas Boas, 36 anos, disse que olhou a "nuvem funil" da janela. "Graças a Deus não encostou no chão", esclarece.

Segundo ele, o tornado não cresceu muito e logo envergou, perdendo a força. Justamente é isso que difere o tornado da nuvem funil: enquanto um atinge maior intensidade e toca o solo, o outro se desmancha no ar.

Normalmente, os tornados se formam associados a tempestades severas que produzem fortes ventos, elevada precipitação pluviométrica e frequentemente granizo.

Nos siga no Google Notícias