A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

08/03/2010 06:03

Trabalhador na saúde e índio abrem vacina contra gripe

Redação

Começa hoje a campanha de vacinação contra a gripe provocada pelo vírus H1N1, a cchamada gripe suína, que pretende imunizar 1.187.407 moradores de Mato Grosso do Sul.Serão cinco etapas, começando nesta segunda-feira pelos trabalhadores da área de saúde e pelos indígenas.

Os grupos foram divididos por ordem de prioridade, conforme o risco de contágio da doença.

Para os profissionais de saúde, a vacina deverá ser aplicada nos próprios locais de trabalho. Para garantir a imunização dos indígenas, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) organizou um esquema especial. No Estado, são 67 mil índios distribuídos em 75 aldeias. A meta é atingir 80% da população indígena, o que representa 53 mil índios no Estado.

Além dos postos de saúde, a vacina nas reservas será aplicada em escolas e nas casas do capitão. Haverá, também, mobilização especial para atingir as comunidades de regiões de difícil acesso, como os Guatós, em Corumbá, e os Kadiwéus em Porto Murtinho.

A vacinação vai até 22 de maio. Na segunda etapa, de 22 de março a 2 de abril deste ano, serão três públicos: mulheres gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos;

Na terceira fase, serão vacinados os jovens de 20 a 29 anos de idade, um dos públicos mais atingidos pela gripe suína no ano passado no Brasil e em Mato Grosso do Sul.

A quarta fase coincidirá com a Campanha Nacional de Imunização dos Idosos contra a Gripe, que acontecerá de 24 de abril a 7 de maio. As pessoas com mais de 60 anos vão ser imunizadas contra a gripe normal e a suína.

A última e quinta etapa prevê a vacinação para quem tem de 30 a 39 anos de idade, de 10 a 21 de maio.

A campanha foi a forma encontrada para evitar que a doença faça tantas vítimas este ano quanto em 2009. Em Mato Grosso do Sul, 73 pessoas contraíram a gripe suína no ano passado e 18 morreram. No Brasil, foram 1,7 mil mortes.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions