ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Tratamento da fibrose cística é discutido na Capital

Redação | 27/10/2009 18:33

Nesta terça-feira, a promotora de Justiça da Cidadania Sara Francisco Silva se reuniu com autoridades da saúde, em Campo Grande, para discutir a instalação de um programa de fibrose cística (doença pulmonar genética).

Atualmente, segundo o site do MPE/MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), a Capital possui o atendimento aos pacientes com essa doença, mas não o tratamento. Esse déficit prejudica o paciente em ter melhores condições e qualidade de vida.

Ficou decidido durante o encontro que será encaminhado em dez dias um documento que cria uma subcomissão de pneumologia e uma Câmara Técnica, que possibilitará a adequação da situação, bem como será feita proposta para que o Centro de Referência de Pneumologia comece a abranger os casos de tratamento de fibrose cística.

De acordo com Sara, a população que mora em Campo Grande e precisa de tratamento da doença deve ter seus direitos garantidos.

Participaram da reunião o diretor-geral de atenção a Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Antonio Lastória, a médica pneumopediatra do Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Valéria Cristina de Ruchkys, o diretor-geral do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Ronaldo Perches Queiros, a presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Fibrose Cística, Nelcila da Silva Masselink, o administrador-geral da Santa Casa, Salim Cheade, dentre outras autoridades.

Nos siga no Google Notícias