A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

28/04/2009 18:45

Três Lagoas tem uma pessoa com suspeita de gripe suína

Redação

Uma pessoa está com suspeita de gripe suína em Três Lagoas (339 km da Capital) e outra em Campo Grande. Outras duas suspeitas de doença na Capital foram descartadas após exames clínicos. A informação da suspeita em Três Lagoas foi confirmada pelo diretor de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, Eugênio Barros.

Exame laboratorial foi feito em Três Lagoas e o resultado será conhecido amanhã. Enquanto isso, Barros teve uma reunião, na tarde desta terça-feira, com o secretário de Saúde de Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta. Eles montaram um verdadeiro plano de guerra para evitar uma infestação da doença.

Novos casos da gripe suína foram confirmados nesta terça-feira em diversas partes do mundo e o medo é de uma pandemia. Somente no México foram, pelo menos, 149 mortes.

Na prática, será feita em Campo Grande uma readaptação do plano usado contra a gripe aviária, que inclui procedimentos padronizado para médicos e enfermeiros e coloca o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) como responsável pelo transporte de suspeitos. O HU será o hospital de referência para os casos de suspeita e tratamento.

Assim que forem encaminhados, os pacientes/suspeitos passarão por uma bateria de perguntas, o inquérito epidemiológico. O desafio é descartar outros casos já que a gripe suína é muito parecida com a gripe comum e possui também sintomas semelhantes ao da dengue.

Um dos aspectos mais importantes do questionário é sobre a presença da pessoa em áreas de risco como México e Israel.

Mandetta explicou que a paciente com suspeita de gripe suína em Campo Grande está em isolamento domiciliar. Ela não apresenta febre, que é uma das características da doença, mas não se sabe se isso se deve ao tratamento.

Se for confirmada a presença do vírus H1N1, a paciente será transportada para o Adolpho Lutz, em São Paulo

Conselho de Psicologia aprova resolução com regra para atendimento a transexuais
Em meio à polêmica que cerca a iniciativa de psicólogos para derrubar, na Justiça, uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe o...
Temer veta projeto sobre negociação coletiva no serviço público
O presidente Michel Temer vetou integralmente o Projeto de Lei nº 3.831/15, aprovado pelo Congresso Nacional, que estabelecia normas para a negociaçã...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions