ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

TRF3 marca audiência de conciliação sobre demarcação

Redação | 22/10/2009 18:11

A presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, marcou uma conferência de conciliação para o dia 5 de novembro, às 10 horas, entre líderes indígenas da etnia Terena e fazendeiros, na Justiça Federal de Campo Grande. A decisão foi resultado da reunião na tarde de hoje, no TRF3, com cerca de 90 índios da etnia Terena e produtores rurais.

Essa decisão acontece após acordo inédito entre os índios e produtores na Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), que resultou na desocupação de fazendas que estavam invadidas e na viagem para São Paulo.

"Na conciliação, não há vencedor, nem vencido. Todos ganham. Cada um cede um pouco para termos a paz social", afirmou a desembargadora Marli.

Em disputa está uma área de 17 mil hectares em Sidrolândia. O relator do processo, desembargador federal Nelton dos Santos, também participou da reunião e explicou aos representantes de nove aldeias de Sidrolândia os trâmites judiciais e o andamento do processo.

O desembargador federal explicou que a ação já julgada pela Turma Especializada (grupo de quatro juízes) deverá ser apreciada pela Seção (grupo de 12 magistrados).

"A presidente nos deu uma luz. Vamos discutir com todos", falou o índio Samuel Dias à assessoria de imprensa do TRF3. "A doutora acaba de anunciar um grande avanço para a Justiça e para o país", afirmou o produtor Vanth Vanni Filho.

A audiência contou também com os representantes da Funai procurador Alexandre Jabor, administrador Joãozinho da Silva e o chefe de Assistência ao Índio, Jorge das Neves. Já a Famasul foi representada pelo superintendente Carlos Alberto do Valle.

Nos siga no Google Notícias