ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Tribunal pune empresa que cortou intervalo de empregado

Redação | 17/09/2010 09:56

A 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho declarou inválida norma coletiva que acabou com o direito ao intervalo dos trabalhadores da empresa Jaguar Transportes Urbanos e a condenou a pagar, como extras, uma hora diária de intervalo não concedido a empregado que ingressou com ação trabalhista. Com a decisão, terá de ser paga uma hora extra diária, acrescida de 50% pela supressão do intervalo.

A empresa de Campo Grande havia firmado acordo coletivo com seus trabalhadores, estabelecendo uma jornada de sete horas e vinte minutos, sem intervalo intrajornada de uma hora para repouso e alimentação, o que é garantido em lei para jornadas acima de 6 horas diárias.

Já em primeiro grau, o juiz declarou a nulidade de todas as cláusulas das Convenções Coletivas de Trabalho firmadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande. A Jaguar recorreu ao Tribunal Regional da 24ª Região, que reformou a sentença e negou o pedido do trabalhador.

Mas o empregado voltou a apresentar recurso ao TST, e acabou vencendo;

Segundo a orientação do TST, mesmo que a rotina de cobradores e motoristas de ônibus complique a parada para intervalo de uma só vez, a norma coletiva poderá estabelecer a concessão de intervalos intrajornada menores e fracionados ao final de cada viagem, desde que garantida a redução da jornada de trabalho para no mínimo sete horas diárias ou quarenta e duas semanais, com a manutenção da mesma remuneração. (Informações do TST)

Nos siga no Google Notícias