ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

União precisa de solução definitiva para conflitos, cobra governador

Michel Faustino | 15/06/2016 18:55
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante agenda pública na última semana. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante agenda pública na última semana. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), reiterou a necessidade de se encontrar uma solução definitiva para coibir novos conflitos entre índios e produtores rurais no Estado. Azambuja afirmou que, apesar da situação ser de responsabilidade do Governo Federal, o Poder Público estadual não tem sido omisso.

“Inclusive, para restabelecer a segurança na região, já solicitei ao Ministério da Justiça a presença da Força Nacional, e estamos acompanhando de perto a evolução das negociações para evitar o acirramento e manter o diálogo aberto para chegarmos à paz”, publicou o governador em seu perfil na rede social Facebook.

O governador lembrou que, no início deste mês, esteve em Brasília levando a proposta de repassar ao Fepati (Fundo Estadual de Terras Indígenas), de forma temporária, cerca de R$ 108 milhões, valor atual da parcela da dívida que o Estado direciona para a União mensalmente.


“A intenção é usar o recurso para adquirir terras em áreas onde há maior tensão entre indígenas e produtores aqui em MS. Ainda aguardo uma resposta da União sobre a proposta, que já havia apresentado à presidente afastada, Dilma Rousseff”, disse.

Por fim, o Azambuja diz que negociação é o único e melhor caminho para resolvermos o conflito e restabelecermos a paz e a tranquilidade tanto para indígenas quanto para produtores e a sociedade.

Nos siga no Google Notícias