ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Usina alega que vazamento de vinhaça foi 'irrelevante'

Redação | 27/06/2009 12:18

A Usina Vista Alegre Açúcar e Álcool Ltda. enviou nota oficial de esclarecimento sobre o vazamento de vinhaça ocorrido no dia 19 de maio deste ano em Maracaju, município distante 163 quilômetros de Campo Grande, caracterizando a situação como 'incidente irrelevante' do ponto de vista ambiental. A unidade foi multada em R$ 80 mil pela PMA (Polícia Militar Ambiental) por derramar o produto em área de preservação permanente.

De acordo com a empresa, a causa do vazamento foi o rompimento de uma manta que reveste o tanque de vinhaça, e o recipiente foi construído exatamente para uma 'eventualidade' como essa. Mas, garante que foi um pequeno volume de vinhaça que atingiu a área de preservação permanente, sem provocar danos.

A empresa garante que o tanque já foi reparado e a usina está em plena capacidade operacional, aguardando o término das chuvas para retomar a produção. Uma comissão interna de investigação foi formada para detectar as causas do vazamento, para que ele não ocorra novamente.

O comunicado oficial foi assinado pelo diretor superintendente da Vista Alegre, Josmar Verillo. Além da multa aplicada pela PMA, os empresários responsáveis pela empresa deverão responder pelo crime ambiental.

Estrutura - Com início das operações em maio deste ano, a empresa emprega 1.400 funcionários e garante que opera dentro das normas ambientais internacionais e possui as licenças emitidas pelo Estado.

Nos siga no Google Notícias