ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Vacinação contra hepatite B será em 11 municípios de MS

Redação | 18/05/2009 15:46

Com 213 casos de hepatite tipo B, Campo Grande é um dos principais alvos da campanha deflagrada hoje pelo Ministério da Saúde contra a doença, o objetivo é imunizar crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos de idade em onze municípios do Estado. A mobilização vai até o dia 24 de maio.

Segundo dados coletados em 2007, são 342 casos espalhados em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Sonora, Nioaque, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porá, Paranaíba, Corumbá e Itaquiraí.

A faixa etária foi escolhida porque somente em 1998, a vacina contra a hepatite B foi incluída no calendário nacional de vacinação infantil, e muitas das crianças e adolescentes nascidos antes de 1997 não foram imunizados.

A vacinação teve início nas escolas que aderiram ao PSE (Programa Saúde na Escola). Nelas já são desenvolvidas ações de prevenção e promoção da saúde, como avaliações do estado nutricional e outras.

Conforme o Ministério da Saúde, uma das dificuldades, sobretudo com relação ao público adolescente, é que a vacina é aplicada em três doses. Educação e divulgação das formas de transmissão e dos mecanismos de prevenção da hepatite B são fundamentais.

Prevenção - Para se prevenir contra as hepatites B e C, é preciso usar camisinha nas relações sexuais; ao fazer tatuagem ou colocar piercing, exigir tinta descartável e instrumentos esterilizados; não compartilhar material para fazer as unhas e exigir utensílios esterilizados; não compartilhar lâminas de barbear ou de depilar, escovas de dentes.

Nos siga no Google Notícias