A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

18/05/2009 15:46

Vacinação contra hepatite B será em 11 municípios de MS

Redação

Com 213 casos de hepatite tipo B, Campo Grande é um dos principais alvos da campanha deflagrada hoje pelo Ministério da Saúde contra a doença, o objetivo é imunizar crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos de idade em onze municípios do Estado. A mobilização vai até o dia 24 de maio.

Segundo dados coletados em 2007, são 342 casos espalhados em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Sonora, Nioaque, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porá, Paranaíba, Corumbá e Itaquiraí.

A faixa etária foi escolhida porque somente em 1998, a vacina contra a hepatite B foi incluída no calendário nacional de vacinação infantil, e muitas das crianças e adolescentes nascidos antes de 1997 não foram imunizados.

A vacinação teve início nas escolas que aderiram ao PSE (Programa Saúde na Escola). Nelas já são desenvolvidas ações de prevenção e promoção da saúde, como avaliações do estado nutricional e outras.

Conforme o Ministério da Saúde, uma das dificuldades, sobretudo com relação ao público adolescente, é que a vacina é aplicada em três doses. Educação e divulgação das formas de transmissão e dos mecanismos de prevenção da hepatite B são fundamentais.

Prevenção - Para se prevenir contra as hepatites B e C, é preciso usar camisinha nas relações sexuais; ao fazer tatuagem ou colocar piercing, exigir tinta descartável e instrumentos esterilizados; não compartilhar material para fazer as unhas e exigir utensílios esterilizados; não compartilhar lâminas de barbear ou de depilar, escovas de dentes.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions