A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

14/06/2012 12:58

MS deve imunizar 195 mil crianças contra pólio a partir de sábado

Paula Maciulevicius

A campanha deste 1º semestre é com a gotinha. A partir de agosto, crianças que nunca foram imunizadas irão tomar a primeira dose de forma injetável

A vacinação contra poliomielite começa neste sábado em todo País. Em Mato Grosso do Sul, segundo o Ministério da Saúde, a meta é imunizar 195 mil crianças. No entanto foram enviadas 292 mil doses da vacina.

As crianças de até cinco anos devem ser vacinadas até o dia 06 de julho. Neste sábado serão 115 mil postos funcionando das 9h às 17h, em todo País. Além das unidades permanentes, shopping centers, rodoviárias, escolas, entre outros locais, vão receber postos móveis.

Ao Campo Grande News, o secretário municipal de saúde, Leandro Mazina afirma que a meta é imunizar 80 mil crianças. “Mas vamos continuar com a vacinação da gripe também. Todos devem levar as crianças aos pontos de vacinação neste sábado, depois vamos continuar nas unidades de saúde”, ressalta Mazina.

A campanha deste primeiro semestre é com a vacina oral, as gotinhas. A partir de agosto deste ano, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), a quarta dose (aos 15 meses) e os reforços continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

A vacina contra a pólio é segura e se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, para serem avaliadas se devem ou não tomar a vacina. Crianças com febre acima de 38º Celsius, ou com alguma infecção também devem ser avaliadas por um médico.

O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. E é apenas por meio da vacinação que se pode garantir que o vírus não volte a circular em território nacional.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. (Com informações do Ministério da Saúde).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions