ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Verão será de calor forte e chuva acima da média no Estado

Luciana Brazil | 20/12/2013 16:42
Em Campo Grande, chuva alagou vários pontos da cidade. (Foto:Marcos Ermínio)
Em Campo Grande, chuva alagou vários pontos da cidade. (Foto:Marcos Ermínio)

O verão, que começa oficialmente às 14 horas e 11 minutos deste sábado (21), será de calor forte em todo Estado, com temperaturas acima dos 30°C durante toda a estação.

As chuvas podem ficar acima da média histórica em algumas regiões, de acordo com a Estação Meteorológica da Universidade Anhanguera Uniderp.

Nos meses de janeiro, fevereiro e início de março quase todas as regiões devem registrar alta precipitação de chuva, com exceção das áreas oeste e noroeste do Estado.

Na Capital, a quantidade histórica de chuvas oscila entre 124,3 e 246,3 milímetros entre os meses de janeiro e fevereiro, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, o intenso calor e alta umidade vão provocar pancadas de chuva no fim da tarde. Também pode ocorrer queda de granizo.

“Devido ao intenso calor e alta umidade que se intensificam gradativamente no decorrer do dia, serão frequentes as pancadas de chuva no final da tarde, seguindo pela noite. Essas condições irão se reduzindo em meados de março. Em algumas ocasiões, ocorrerão raios e, excepcionalmente, queda de granizo no centro-sul do Estado”, disse Natálio.
Segundo Natálio, podem ocorrer enchentes e inundações em várias partes de Mato Grosso do Sul.

A meteorologia alerta para a forte incidência de raios ultravioletas no Estado, até meados de fevereiro. Os níveis devem ficar acima do índice médio.

Natálio explica que as temperaturas máximas podem atingir valores elevados em função da forte radiação solar e da “verticalidade dos raios com mais horas de sol”. “É o chamado fotoperíodo, quando os dias são mais longos e as noites mais curtas”.

Nos siga no Google Notícias