A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 16 de Dezembro de 2018

17/06/2009 14:16

Vereador denúncia uso indiscriminado de narguilé

Redação

Moda entre adolescentes, o fumo em rodas de Narguilé foi assunto que dominou boa parte das discussões hoje na Câmara Municipal de Campo Grande.

Em tribuna, o vereador Herculano Borges denunciou que o tradicional cachimbo árabe também é utilizado hoje para consumo de maconha, haxixe e fumo regado a álcool, no lugar da água.

O parlamentar trouxe a questão à tona para alertar pais e cobrar fiscalização. "Criançada e a juventude utilizam o equipamento sem a menor fiscalização. Jovens estão utilizando vodca no lugar da água e maconha ou haxixe no lugar do fumo", denuncia o vereador.

Ele chega a visualizar que "a tradição do tereré está sendo substituída pela utilização do Narguilé."

"Na Praça Esportiva Elias Ghadia (bairro Taveirópolis), nos shoppings ou na avenida Afonso Pena, principalmente aos domingos, é grande a quantidade de crianças, pré-adolescentes e jovens menores de 18 anos utilizando o equipamento."

O vereador e também médico Jamal Salém diz que a "febre" entre os jovens ocorre por causa de mitos como aumento da potência sexual ou melhora o status social, "mas no Oriente Médio ele é utilizado apenas pelos adultos e de maneira responsável."

No ano passado, o Campo Grande News denunciu o uso indiscriminado do Narguilé em Campo Grande.

Em entrevista, a coordenadora do INCA (Instituto Nacional do Câncer), Andréia Ramalho Reis Cardoso, lembrou que o que pode parecer uma "brincadeira" é na verdade sério risco à saúde. "Esse novo cachimbo da paz (narguilé), causa dependência tanto quanto o cigarro, porém com efeitos piores".

A OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta que a fumaça do narguilé contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão e doenças cardíacas, entre outras. E que, em uma sessão de narguilé - que pode durar de vinte minutos e até uma hora, a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma de quem fuma 100 cigarros comuns. (Com informações da assessoria)

Ministério da Saúde faz alerta para vacinação em período de férias
Ministério da Saúde faz um alerta aos viajantes neste fim de ano: manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para ter uma viagem saudáv...
Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões na terça-feira
A Mega-Sena acumulou mais uma vez e agora pode pagar R$ 48 milhões caso alguém acerte as seis dezenas que serão sorteadas na próxima terça-feira (18)...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions