ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Vida não deu marido ou filhos, mas paciência para Gertrudes ser realizada

Luana Rodrigues | 08/03/2017 07:20
Gertrudes esconde a idade; jeito simples de ser não esconde a mulher vaidosa. (Foto: André Bittar)
Gertrudes esconde a idade; jeito simples de ser não esconde a mulher vaidosa. (Foto: André Bittar)

As pernas que já rodaram o salão "das seis da tarde às seis da manhã" hoje andam com dificuldade. A voz, que ao longo da vida gritou com muito "moleque desobediente", fala embargada, mas conta muitas histórias. Os dedos também não se comportam muito bem, agora tocam a palma da mão, por conta da atrofia, mas nem por isso a impediram de aprender o mais recente passatempo, o crochê.

É que desde muito cedo, a vida mostrou a Gertrudes Araújo que mulher precisa ter força, mas que paciência também é fundamental. Aos 16 anos, foi abandonada pela mãe na casa de uma estranha.

O Estado era Minas Gerais, e a mulher se mudaria para São Paulo, para onde levou a jovem. Logo cedo começou a cuidar da casa e das crianças da família. “Foi bom, nunca fiquei sozinha”, conta.

Além da fuga da solidão, o serviço lhe rendeu paciência, mas naquele tempo ela não entendia que aquilo ali poderia ser bom. “Eu queria tudo logo, pra hoje, só depois é que aprendi que paciência fazia a gente ficar bem, e solidão era o que deixava a gente mal”, conta.

A vida não foi sozinha, mas Gertrudes nunca se casou, nem teve filhos, e até pouco tempo viveu para o trabalho. Mesmo assim, não faltou motivo para a felicidade de mulher realizada, que garante, para conquistar não tem segredo: “Basta ter saúde e dinheiro para gastar”, brinca.

O jeito simples de ser não esconde a mulher vaidosa. As unhas estão cor de rosa, bem pintadas. O cabelo também não deixa transparecer os anos já vividos. O tom é caramelo, mas Gertrudes bem que queria uma cor mais ousada, “castanho, com tom mais para o vermelho, assim, igual ao seu”.

Por falar em anos de vida, idade é um mistério para Gertrudes. Ela não se lembra bem se tem 70 ou 72 anos, mas garante que da vida, é só isso que esqueceu. "Até porque para mulher isso nem é importante", diz.

Gertrudes é uma das 34 mulheres que vivem no asilo São João Bosco de Campo Grande. Gosta de conversar, de festa e churrasco, mais ainda de batons e bijuterias. Entre as colegas, é uma das poucas que ainda está lúcida. 

Neste 8 de março, Dia da Mulher, a história de Gertrudes é para remeter à reflexão. E deixar a lição de que, para ser quem é, precisou acima de tudo contar com ela mesma.

Nos siga no Google Notícias