ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Vigilância Estadual proíbe contraste que causou mortes em Campinas

Nícholas Vasconcelos | 01/02/2013 13:57

A Vigilância Sanitária Estadual proibiu os medicamentos Magnevistan (gadopentetato de dimeglumina) e Dotaren (ácido gadotérico), utilizados como contrastes injetáveis utilizados para imagem por ressonância magnética e causaram mortes em Campinas (SP).

Segundo a Vigilância, a medida tem caráter cautelar em função das três mortes provocadas no Hospital Vera Cruz e proíbe o produto em Mato Grosso do Sul. A Resolução 001/2013 foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a publicação, a interdição cautelar dos medicamentos seguirá durante o período das investigações realizadas pelas autoridades sanitárias de São Paulo.

O CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem) afirmou por meio de nota que “o meio de contraste é uma medicação necessária em diversas situações, que tem como objetivo melhorar a definição das imagens obtidas em exames radiológicos, entre elas a ressonância magnética”.

Conforme o CBR, o método radiológico é utilizado há mais de 20 anos com eficiência na detecção de doenças vasculares, do coração, neurológicas, musculoesqueléticas e abdominais. “No Brasil, a utilização de meios de contraste em métodos de diagnóstico por imagem é rotineira e os médicos recebem formação e treinamento para ministrar com total segurança esta medicação, potencializando o exame e possibilitando diagnósticos assertivos e eficientes”, completa.

Nos siga no Google Notícias