ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Vírus tipo 4 da dengue coloca saúde em alerta em MS

Redação | 22/11/2010 13:42

A proximidade do período de chuvas não anuncia apenas as férias de verão nem o alívio do calor típico de Campo Grande. O aumento da quantidade de chuva põe as autoridades de saúde em alerta por conta da volta do mosquito da dengue, que em 2011, pode vir com o tipo 4 do vírus.

Mato Grosso do Sul registrou 80.020 casos de dengue de janeiro até 20 de novembro, conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde. Na Capital, 22 pessoas já morreram da doença neste ano, e cerca de 16 são infectadas ao dia neste mês, em média.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, até o começo de novembro foram registradas 79.927 notificações de dengue em Mato Grosso do Sul. A doença matou 46 pessoas, sendo 22 somente em Campo Grande.

Para o Ministério da Saúde, a Capital apresenta níveis satisfatórios da dengue, de acordo com o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) 2010. Nenhum município da região Centro-Oeste apresenta risco de surto, apesar de Corumbá estar em alerta desde 2009, segundo o LIRAa.

Mais uma vez, o principal ataque contra o mosquito se foca na destruição de possíveis criadouros do mosquito. O Aedes Aegypt deposita os ovos em água limpa e parada, normalmente armazenada em caixas d'água, vasos de plantas, pneus, garrafas, entulhos e qualquer recipiente que retenha água.

Os ovos do mosquito podem sobreviver até um ano e meio sem água, para se transformarem em larvas ao menor contato com a chuva. Cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro das casas, especialmente nos quintais.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), modificou o produto químico utilizado na borrifação em residências para o combate do mosquito. O produto, que antes era diluído em água, passou a ser diluído em óleo de soja, o que permite maior eficácia para exterminar o mosquito da dengue.

Multa

Nos siga no Google Notícias