ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Amor em 4 Patas

De quanto em quanto tempo meu pet precisa tomar banho?

Dra. Larissa Meurer (*) | 06/04/2022 09:40

Eis aqui uma dúvida muito comum dos pais de pet, e principalmente se for de primeira viagem. Banhos tradicionais, aqueles com água e muita espuma, precisa ser feito de quanto em quanto tempo?

A resposta é: Depende...

Depende se for um pet de dentro de casa, que sobe na sua cama, ou um cachorro de quintal. Se for um pet que vive dentro de casa, como em apartamentos por exemplo, o ideal é que se tome semanalmente ou no máximo quinzenalmente, não só para manter a higiene dele, como a sua e de sua família também. Já os animais que vivem apenas do lado de fora da casa, geralmente de raças grande, podem tomar banho mensalmente, sem problema nenhum.

Se o seu pet está saudável não dê mais que 1 banho na semana, pois a pele é uma camada de proteção para todo o corpo do animal. Somente animais em tratamento dermatológicos podem fugir dessa regra conforme prescrição médica. O banho é muito importante pois remove sujeiras que poderiam causar coceiras e dermatites no seu pet, além das zoonoses, doenças que podem ser transmitidas pra nós.

O ideal é que o banho seja sempre feito por profissionais, pois em casa o máximo que conseguimos secá-los é com secador, mas o que realmente seca por completo os pêlos é o soprador, um equipamento que os locais de banho e tosa possuem. É no banho e tosa que os animais socializam, olham outros animais, as pessoas. A tendência de um animal que nunca sai de casa é ficar cada vez mais arisco e até agressivo.

Além da socialização, e da secagem melhor, é no banho e tosa que muitas vezes escovam os dentes, ajudando a eliminar bactérias que iriam da boca pra corrente sanguínea e para todos os outros órgãos do corpo, limpam as orelhas externas, para eliminar sujeiras e assim evitando que se coçem, e até aparam as unhas do seu pet. Afinal unha grande machuca toda a articulação e ainda corre perigo de enroscar e se machucar em algum lugar, machucar os olhos, as orelhas quando coça, além de machucar você.

E os gatinhos precisam de banho?

Esse é um assunto polêmico mas aqui defendo meu ponto de vista: A maior parte dos gatos não gostam de tomar banho, mas já sabemos que o banho é muito importante não só pela saúde do pet, como pela sua saúde também. Afinal gatos sobem em tudo até mesmo na nossa mesa de jantar.

Por isso eu indico sim o banho em gatos , com a frequência mensal, para manter higiene e cortar as unhas. Existem locais exclusivos para banho de gatos e outros que fazem o dia do gato, onde não recebem cães naquele dia específico. Tudo para o bem estar do seu pet.

Apesar do banho e tosa serem fundamentais pra saúde do seu pet, são locais quentes, úmidos e na maioria das vezes estressante para seu pet, por isso sugiro que sempre espere seu pet ficar pronto pra que ele fique o mínimo de tempo possível lá.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias