ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Amor em 4 Patas

Quem nunca teve um cãozinho destruidor?

Larissa Meurer (*) | 28/09/2022 15:04
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quem nunca teve um cãozinho destruidor? A boa notícia é que tem solução, então se você tem vivido dias de muita bagunça com seu cãozinho em casa, calma, respira fundo que vou te ajudar.

A tentativa de bagunçar e destruir tudo é muito comum em cães filhotes devido a alta energia que eles possuem pra gastar. São crianças querendo brincar, e em busca de atenção.

Nessa fase da vida, os filhotes não podem sair de casa pra correr, brincar, ir ao parque ou creches caninas para gastar energia, caso estejam em protocolo de vacinas. Afinal, um cãozinho só está protegido depois da última dose de vacina.

Já que eles não podem sair, acaba sendo entediante ficar em casa sem ter nada pra fazer, não é mesmo? E é por isso que sempre vão procurar algo pra fazer ou destruir. Portanto, o primeiro passo é oferecer atividades para o seu pet fazer durante o dia, como por exemplo, os brinquedos inteligentes, que são comprados prontos, ou você mesmo pode confeccionar brinquedos caseiros que vão entreter seu pet. Quanto mais brinquedos ele tiver, mais inteligente será e menos suas coisas serão destruídas.

Se o seu cãozinho tiver um brinquedo e o seu chinelo, ele vai brincar um pouco com o brinquedo e logo vai para o chinelo. Mas, se ele tiver vários brinquedos, as chances dele ir no seu chinelo diminuem, concorda?

Seja observador para reparar o que seu cãozinho faz: ele roe? ele cava? ele destrincha? morde? Para que você saiba qual tipo de atividade vai suprir essa necessidade que ele te apresentou. Por exemplo: se o seu cão está destrinchando, ofereça um cocô pra que ele faça isso. Se ele está mordendo, ofereça mordedores. Se ele está cavando e você não tem quintal em casa, dê pra ele um tapete de borracha, tipo tatame e coloque petiscos por baixo, ele irá cavar o tapete, mas se você tem quintal em casa pode comprar uma caixa de areia pra ele cavar, e assim diminuirá as chances dele cavar seu sofá. E se ele está roendo, ofereça ossos específicos para cães, e sempre grandes pra não correr risco de engasgo. Lembre-se: ofereça ossos somente com supervisão, não ofereça o osso e saia de casa deixando seu pet sozinho.

Os cães na natureza viviam em matilha, não foram feitos pra serem sozinhos, então separe alguns minutinhos do seu dia para brincar com ele. O mínimo de brinquedos para um cãozinho são 10, para fazer o rodízio entre eles. Num dia você oferece 3 brinquedos, no outro dia recolhe ele e oferece outros 3, e assim no terceiro dia também. O décimo brinquedo é aquele preferido dele, que você vai deixar junto dos outros 3 quando sabe que chegará mais tarde em casa. Casa com filhote deve ser igual casa com criança: cheia de brinquedos!

Para mais informações sobre qualidade de vida dos pets, acesse minha página no instagram: @larissameurer.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias