ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Amor em 4 Patas

Se você tem pet e mora em apê então precisa saber disso

Você sabia que animais de apartamento possuem mais chances de serem estressados ou ansiosos?

Dra. Larissa Meurer (*) | 27/04/2022 11:00

Já que não possuem espaço pra cavar, nem pra gastar energia, que são necessidades naturais do cão. Mas calma, existe uma solução. Se você não possui certeza se o seu pet é ansioso ou não então volte na matéria da semana passada e veja quantos pontos da tabela do estresse/ansiedade o seu pet faz. Visto que no conteúdo da última semana você já aprendeu identificar isso no seu pet, então o conteúdo de hoje é pra te ajudar de maneira prática, afinal o que fazer no dia a dia?

5 passos pra evitar estresse e ansiedade em animais de apartamento

Ter companhia alivia o estresse. Imagem: Chendongshan
Ter companhia alivia o estresse. Imagem: Chendongshan

2 melhor que 1

Ninguém gosta de ficar sozinho não é mesmo? E os cães também não. Na natureza eles viviam em matilhas e por isso odeiam ficar sozinhos. Sempre que puder brinque junto com ele, mas apesar de separar uns minutos do seu dia pra brincar com seu pet, ele se sentirá sozinho o restante do dia, afinal mesmo que você esteja em casa, você vai estar limpando casa, trabalhando, estudando, descansando,  e é por isso que recomendo que você tenha 2 pets. Calma, não estou falando pra você ter um monte de animais, estou dizendo:2. Vão gastar mais energia, vão se distrair, brincar, ser companheiros. E sabemos que os animais vivem menos tempo que nós, por isso é bem mais fácil passar pelo luto de perder um pet quando você já tem mais um.

Passeios

O ideal é que se passeie 2x ao dia, adapte á sua rotina e faça o máximo que conseguir. Os passeios servem pra socializar com as pessoas, os animais, ver a natureza, diminui agressividade, estresse. Não deixe de passear com seu pet por medo de doenças, vermes ou carrapatos, mantenha vacinas, vermífugos e antiparasitários em dia e vá ser feliz no passeio com seu pet.

Creche

Outra opção que os pets adoram é a creche. Sim, existe creche para cães, onde passam o dia inteiro brincando e se divertindo com outros animais e cuidadores recreadores.

Playground para pets. Imagem: Jb325
Playground para pets. Imagem: Jb325

Comportamentalista 

Pode ser que o seu pet esteja necessitando de um comportamentalista. Um adestrador especializado em comportamento pra que ajuda vocês a passar por essa fase de estresse e/ou ansiedade.

Enriquecimento ambiental

É tornar o ambiente que o pet vive, desafiador, com novidades que promovam melhorias na qualidade de vida do animal. Existem estudos que dizem:

⦁    Expectativa de vida Gatos que saem pra rua: 4 anos

⦁    Expectativa de vida gatos confinados em casa: 10-16 anos

⦁    Expectativa de vida de gatos confinados com qualidade de vida: 20-25 anos

Viu só? Em quanto tempo é possível aumentar a vida do seu gatinho dando á ele qualidade de vida? Isso inclui os brinquedos. A vantagem dos brinquedos são: reduz medo, agressividade, fobias, desenvolve comportamentos naturais como da caça, desenvolve maior capacidade física e mental, se mantém mais relaxado e menos destrutivo, previne doenças crônicas, previne estresse e ansiedade, etc. Existem muitas outras vantagens, e mesmo que você diga meu pet não gosta de brincar, te digo que você não descobriu do que ele gosta de brincar ou não ensinou ele á brincar.

Brinquedos tornam a vida dos pets muito mias divertida. Imagem: Przemyslaw Iciak
Brinquedos tornam a vida dos pets muito mias divertida. Imagem: Przemyslaw Iciak

Detalhe: não basta oferecer brinquedos ao seu pet, é necessário fazer o rodízio deles , senão ele vai enjoar muito rápido. Para aprender a maneira certa de fazer o rodízio dos brinquedos, como oferecer, como fazer brinquedos em casa, então clique aqui e agende o seu atendimento.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias