ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Boa Imagem

A leitura pode ajudar a sua imagem

A comunicação é um pilar da imagem; como se comunicar bem se faltam vocabulário e conhecimento aprofundado?

Por Larissa Almeida (*) | 12/12/2023 10:13

Pesquisa divulgada no último dia 07 de dezembro revelou que, cerca de 84% da população brasileira acima de 18 anos, não comprou nenhum livro nos últimos 12 meses. Conforme o estudo, encomendado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), 60% dessas pessoas consideram o hábito da leitura importante, mas se sentem desmotivadas para comprar livros principalmente por conta do preço, ausência de livrarias e falta de tempo. Isso é preocupante.

Sabemos que a internet, principalmente as redes sociais, têm impacto direto nisso. Somos facilmente engolidos por uma hora no Instagram/Facebook/WhatsApp/YouTube, mas não encontramos tempo para a leitura. Mas voltando ao tema desta coluna, o que a imagem tem a ver com isso? 

Um dos pilares da imagem é a comunicação, e como se comunicar bem se falta vocabulário, conhecimento aprofundado sobre alguns assuntos e não se escreve ou fala o português corretamente?

Os livros nos trazem histórias, verídicas ou de ficção, nos mostram outros pontos de vista, nos fazem imaginar as situações vividas ali, nos fazem assimilar novas palavras e o jeito de escrevê-las, e enriquecem o nosso repertório. E tudo isso conta pontos para uma imagem positiva, principalmente profissional. É tão enriquecedor conversar com pessoas que têm o que contar, não é mesmo?

E o que estou dizendo se comprova pelo perfil dos leitores mais ávidos. A pesquisa revelou que 89% da população adulta que comprou ao menos um livro nos últimos 12 meses, estão inseridas nas classes A, B e C. (Classe A: renda mensal domiciliar superior a R$ 22 mil / classe B: renda mensal domiciliar entre R$ 7,1 mil e R$ 22 mil / classe C: renda mensal domiciliar entre R$ 2,9 mil e R$ 7,1 mil). E engana-se em acha que quem ganha mais compra mais livros: 43% dos compradores são da classe C, 39% da B, e 7% da A.

Já em relação à região dos consumidores, 45% está no sudeste, 28% no nordeste, 14% no sul, 8% no norte e 7% no centro-oeste. Nossa região está na lanterna, infelizmente.

Para ajudar no pilar da comunicação da sua imagem, a leitura é um hábito importantíssimo, tanto de livros técnicos da sua área quanto livros de ficção com boas histórias. Nunca é tarde para criar um bom hábito, não é mesmo?

 (*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias