ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Boa Imagem

Precisamos falar sobre a cultura do atraso

Atualmente parece cultural chegar meia horinha atrasado em qualquer lugar. Aparenta ser inofensivo, mas não é

Por Larissa Almeida (*) | 05/12/2023 11:43

Vivemos uma época na qual muita gente acha legal chegar atrasado em eventos, e alguns inclusive acreditam que é interessante chegar bem depois do horário porque é quando a festa fica melhor. Mas preciso ressaltar que chegar muito atrasado – mais de 15/30 minutos - continua e continuará sendo extremamente deselegante com o anfitrião e com os demais convidados.

É fato que as pessoas têm uma vida atribulada, e que agora no final do ano muita coisa acontece e a quantidade de eventos e compromissos cresce exponencialmente, mas para evitar chegar atrasado, é preciso planejamento. Veja que não estou tratando aqui de exceções e imprevistos, porque sim, isso acontece, mas de pessoas que sempre chegam atrasadas onde quer que tenham sido convidadas.

Quando alguém organiza um evento para começar às 20 horas, por exemplo, a pessoa planeja o tempo de servir entradas, prato principal, o horário das brincadeiras, e se muitos convidados chegarem atrasados, pode bagunçar toda a preparação do anfitrião. É deselegante e nada gentil com quem te convida. Além de gerar ansiedade em ambas as partes.

E quem organiza eventos também precisa pensar em quem é pontual. Fui à apresentação de final de ano do balé da minha sobrinha, numa segunda-feira, e o evento marcado para começar às 19 horas teve início uma hora e meia depois. Não sei por qual motivo, mas foi extremamente desrespeitoso com quem chegou no horário e teve que passar todo este tempo sentado esperando. É preciso honrar quem chega no horário, e não adiar tudo para esperar pelos atrasados. A não ser que o atrasado seja o convidado de honra e que realmente tenha acontecido algum imprevisto inevitável. Ah, e trânsito não é um deles.

Digo isso porque alguns atrasados esperam dar o horário do evento para daí começarem a se arrumar (na internet não faltam memes sobre o tema) ou marcam um compromisso encavalado com outro sabendo que não vai dar tempo de ir em tudo – ou chegar no horário.

Se o evento é em restaurante ou em buffet, é pior ainda. No restaurante pode atrapalhar todo mundo que fica esperando para começar a fazer os pedidos e em buffets existe um tempo cronometrado de duração da festa e, se passar deste tempo, o anfitrião tem que pagar a mais por isso.

Duas dicas importantes para evitar chegar atrasado: calcule o tempo de deslocamento para chegar em casa e para chegar ao local do evento e também o tempo que vai demorar para se arrumar. Também evite agendar os compromissos sem intervalo de deslocamento entre um e outro, e sem prever um atraso mínimo entre cada um deles. Isso já é um grande passo para conseguir cumprir os horários.

 (*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Nos siga no Google Notícias