ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 30º

Boa Imagem

Etiqueta para o Natal: evite constrangimento

Se você é convidado ou vai receber em casa na ceia de Natal, anote estas dicas para aproveitar a noite

Por Larissa Almeida (*) | 19/12/2023 15:43

A etiqueta indica o comportamento socialmente aceito peça maioria das pessoas em diferentes ocasiões, e por isso ela nos ajuda a saber como agir nas diversas situações sociais e melhora a convivência comum. Vou indicar aqui algumas atitudes importantes para que todos possam aproveitar uma ceia de Natal em harmonia, sem constrangimentos ou desentendimentos. E sim, algumas coisas parem óbvias mas o óbvio precisa ser dito.

Antes da noite do dia 24

  • Se você vai participar de algum amigo secreto, atente-se ao valor do presente. Evite dar o valor mínimo ou abaixo do mínimo e não ultrapasse o limite estipulado pelos demais. Acredite, entregar um presente muito caro comparado aos demais, pode deixar quem o recebeu e os outros participantes constrangidos. Também demonstre que escolheu o presente com carinho, escolha algo que tenha a ver com a pessoa (tente investigar caso não saiba) e compre algo com possiblidade de troca.


  • Presentes que devem ser evitados no amigo secreto, para não criar constrangimento (afinal as pessoas costumam abrir o presente na frente de todos): lingerie; acessórios eróticos; itens usados; utensílios de cozinha; dinheiro (a não ser que a pessoa peça); vale-presente (porque demonstra desinteresse por parte de quem o comprou - pesquisas apontam que 1/3 das pessoas jamais usa o vale).


  • Se você for o convidado, não convide outras pessoas sem perguntar antes ao anfitrião. Jamais. Mesmo uma pessoa faz diferença. Se planeje para chegar ao evento no horário marcado, e por isso compre o que precisa levar com antecedência. Pergunte ao anfitrião se ele deseja alguma ajuda ou se você precisa levar algum tipo de bebida ou prato doce/salgado. É gentil oferecer ajuda.

  • Se você for o anfitrião, comunique com antecedência aos convidados se eles precisam contribuir com algum tipo de bebida ou pratos doces e salgados, informe o horário que você espera que eles cheguem e qual o ambiente da festa (se vai ser uma festa mais sofisticada, ou algo mais simples, os convidados que farão parte da celebração etc.).

  • Se for o anfitrião, esteja pronto no horário agendado. Planeje com antecedência a organização da casa, como irá receber os convidados, o que irá servir de jantar, as bebidas, a música, a climatização, enfim, faça com que seus convidados se sintam importantes e demonstre o seu cuidado ao recebê-los.


Na noite do dia 24

Quando encontrar parentes ou amigos que não vê há algum tempo, jamais fale sobre a aparência da pessoa (nossa como você engordou, emagreceu, tem cabelos brancos e etc). Isso é deselegante e pode deixar o outro constrangido.

Evite falar sobre política, religião ou temas que possam causar desentendimento entre as pessoas.

Jamais pergunte para alguém quando ela vai arranjar namorado, casar, ter o primeiro ou o segundo filho. Pode parecer uma pergunta inofensiva, mas pode criar um enorme constrangimento no caso do casal que está tentando engravidar, ou não querer casar por enquanto.

Não seja a pessoa que fala mais que todos, chama a atenção toda para si e não deixa ninguém mais falar. Ou pior, que arranja confusão e não controla a quantidade de bebida que ingere, fica alcoolizado e acaba estragando a festa de todos os convidados.

Converse com todos, nem que seja sobre assuntos triviais relacionados ao dia a dia, às notícias da semana, fofoca de celebridades, entre outros. Evite se isolar em um canto ou formar grupos. Isso também pode criar uma situação desconfortável.

Jamais circule - sem ser convidado - nos ambientes íntimos da casa do anfitrião, como quartos, banheiro da suíte e escritório. E se tiver que entrar em um quarto ou escritório, não mexa nos pertences dos anfitriões. Procure permanecer nos ambientes comuns da festa.

Não seja o último a chegar e nem o último a sair. Tente perceber o clima da festa, e quando os demais convidados começarem a ir embora, vá também. Se for uma festa grande, com muitos convidados, não é necessário se despedir de um por um, pode sair à francesa, ou o famoso “de fininho”. Mas sempre se despeça dos anfitriões.

Se for o anfitrião, receba as pessoas sorrindo e tente deixar seus convidados à vontade. Se tiver alguma parte da casa que não quer que alguém entre, tranque a porta antes do início da festa para evitar problema. Evite dar bronca nos filhos dos outros por conta da bagunça, coloque uma música animada, e introduza assuntos que você sabe que deixarão seus convidados entretidos. Se alguém quebrar algo, não fique lamentando ou visivelmente chateado. Certamente deixará o convidado ainda mais constrangido.

Se for o convidado e quebrar algo de valor, ou o seu filho, se ofereça para repor o item. Se estiver além das suas possibilidades financeiras, veja como pode ajudar a repor.

Se for o convidado e perceber que o anfitrião precisa de ajuda, ofereça auxílio discretamente e faça o que lhe foi pedido. Jamais vá tomando a frente do evento sem perguntar se pode, isso pode passar a mensagem de que você é intrometido e que o anfitrião não está cumprindo a sua função.

Dica de ouro para anfitriões e convidados: seja uma companhia agradável e não faça com o outro algo que não gostaria que fizessem com você ou que sabe que vai deixar alguém chateado. Aproveite a noite com muita alegria e, principalmente, harmonia.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_

Nos siga no Google Notícias