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Guia de etiqueta no WhatsApp

93% dos brasileiros usam WhatsApp — e talvez pela facilidade, tem faltado bom senso nas mensagens.

Por Larissa Almeida (*) | 01/08/2025 17:26


O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo para o aplicativo de mensagens WhatsApp: 93% da população brasileira usa o aplicativo. E a utilização é tanto para conversas no âmbito pessoal quanto profissional. Já falei sobre este tema na coluna, mas achei que, dada a importância do assunto, é preciso reforçar algumas regras sociais básicas para utilização do aplicativo, sob pena de passar a impressão de ser inconveniente ou sem educação.

 1) Nunca envie apenas um “Oi, tudo bem”, e fique aguardando uma resposta para enfim dizer o que precisa.  A regra é clara: seja direto e objetivo porque as chances de conseguir uma resposta aumentam consideravelmente, principalmente se este é o primeiro contato com a pessoa (muito provavelmente ela pode achar que é golpe e te deixar no vácuo). Além disso, a maioria das pessoas estão muito atarefadas, e vão achar um incômodo este contato tão vago.

 Vou dar um exemplo de uma conversa muito mais dinâmica e objetiva no aplicativo: “Olá, bom dia João! Meu nome é Larissa, e gostaria de combinar com você um orçamento para o conserto do meu portão. Ele é de elevação e não está mais funcionando. Você tem disponibilidade para quando?”. Simples e objetivo.

 2) Jamais inicie uma conversa sem antes cumprimentar a outra pessoa. Imagina mandar uma mensagem: “qual o valor?” sem nem ter mandado um simples oi antes? Pense que é como uma conversa presencial, o cuidado é o mesmo. É preciso ser cordial, com quer que seja.

 Exemplo: “Olá, bom dia. Me chamo Larissa e gostaria de agendar um horário para o tratamento do meu dente”. Ou: “Oi João, vamos combinar de sair no final de semana”? Simples e educado.

 3)Não existe justificativa para você iniciar uma conversa com outra pessoa por áudio, a não ser que não saiba escrever ou que essa pessoa seja do seu círculo íntimo. A chance de ser ignorado é enorme.

 Se precisar mesmo falar por áudio com alguém com quem não tenha intimidade, para detalhar melhor um assunto, se apresente, diga o porquê do contato e pergunte se pode mandar um áudio para explicar este assunto em detalhes. Mas evite a todo custo um áudio longo demais, com mais de dois minutos. Bom senso sempre.

 4) Utilize o português da maneira mais correta possível, a pontuação adequada, letras maiúsculas e minúsculas, porque um detalhe de pontuação pode fazer a pessoa entender outra coisa. Ou pior, muitos erros gramaticais podem ser ruins para sua imagem.

 5)Não envie mensagens para pessoas de fora do seu círculo íntimo após as 20 horas ou antes das 8 horas da manhã. A não ser que seja um assunto urgente, é importante respeitar o momento de descaso alheio.

 (*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.