ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  09    CAMPO GRANDE 17º

Boa Imagem

Não tente ser quem você não é, seja autêntico

Um dos lemas da imagem pessoal é de que além de ser também é importante parecer

Por Larissa Almeida (*) | 09/08/2025 11:33

Você tem a impressão de que na internet muita gente está agindo, falando, e se vestindo da mesma maneira? Ou pior, pessoas querendo mostrar nas redes sociais algo que não são e uma vida que não têm. Um exército de pessoas utilizando fórmulas prontas e nem sempre eficientes para tentar crescer profissionalmente e pertencer, que é uma característica nata do ser humano. Mas o que muitos se esquecem é que destacar aquelas características que te tornam único pode ser uma grande vantagem.

Eu sempre falo aqui nesta coluna que não basta ser um bom profissional, também é preciso parecer que é. Isso é imagem pessoal. Mas primeiro, é preciso ser antes de parecer. E muita gente está invertendo a ordem, querendo parecer algo que não é, e essa imagem inventada não é sustentável a longo prazo, a máscara cai.

Trabalhar a sua imagem pessoal é lapidar a sua aparência, o seu comportamento e a sua comunicação, e não te transformar em algo que você não é. São coisas distintas.

Para que você tenha uma imagem pessoal que realmente represente você e te torne único, é preciso levar em consideração estes aspectos:

1) Como é a sua personalidade e seu estilo? Qual característica gostaria de ressaltar e qual precisa melhorar ou suavizar? Não é sobre se fantasiar de uma outra pessoa, é sobre mostrar quem você é.

2) Como você gostaria de ser percebido? Como uma pessoa mais acessível ou mais séria? Precisa ter mais conexão ou distanciamento na sua comunicação vestimenta e comportamento? Sh, isso precisa ser aplicável. Ou seja, não dá para você querer parecer muito descontraído se é uma pessoa séria, entende? Mas dá para suavizar a sua seriedade para encaixar nos seus objetivos de imagem.

3) E por fim, uma imagem pessoal positiva exige adequação do comportamento, da comunicação e da vestimenta aos ambientes. Por exemplo, mesmo que tenha um estilo super sensual é preciso evitar ir à igreja com decote profundo. Não precisa ir de camiseta larga, mas pode colocar uma blusa mais ajustada com decote menor, por exemplo. Se tem uma risada mais escandalosa precisa abaixar o tom em um ambiente mais formal e pode soltá-la num ambiente mais descontraído.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.