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O óbvio também precisa ser dito, sempre!

Muitas vezes não dizemos algo por achar que é obvio que outro sabe e vai entender

Por Larissa Almeida (*) | 17/01/2024 14:32

Pode parecer clichê, mas o óbvio precisa ser dito. Tanto é que em qualquer banheiro público que você entrar, vai se deparar com a seguinte placa: “não jogue absorvente no vaso sanitário, jogue o papel no lixo, não urine no chão, após o uso dê descarga...”. É algo que a maioria sabe, mas precisa ser dito. Na comunicação do dia a dia é a mesma coisa, porque você é responsável pelo que fala e pelo que o outro entende, e para se fazer entender, é preciso ser explícito.

 Tenho certeza que você já passou por situações que pediu para alguém fazer algo e ela fez diferente, ou disse uma coisa e a pessoa entendeu outra. Isso acontece porque cada pessoa tem uma vivência, e seu conhecimento próprio acerca de tudo e entende de acordo com sua própria perspectiva. Então, se quiser que o outro entenda ou faça as coisas de acordo com a sua perspectiva, você precisa sim explicar, como faz com uma criança.

 Vamos supor que você fale para o seu marido ou esposa que quer ganhar de presente uma viagem especial de aniversário de casamento. O que é especial para você pode não ser para ele/ela e vice-versa. Ele ou ela pode entender que especial é uma viagem para a praia, e para você o que seria especial seria uma pousada aconchegante na serra. Certamente isso gerará frustração e briga. Se você quer que determinada coisa seja feita de determinada maneira, explique.

 Se você pedir para o seu pintor pintar a parede de um azul neutro, para ele pode significar um azul turquesa e na sua cabeça você quer azul marinho. Se você não gostar de suco com açúcar, você precisa dizer sempre. Se você quiser que te chamem pelo seu nome e não por apelidos, precisa pedir.

 Outro exemplo muito comum é chegar no salão de cabeleireiro e pedir por um corte moderno, ou corte da moda, ou pedir para ele fazer um corte médio. Ele pode fazer tudo isso de acordo com a visão dele. Para ele te entender melhor, você precisa mostrar fotos e explicar exatamente o que você quer. Mesmo que sempre peça o mesmo corte e ele já te conheça.

 Acredite, quando você fala as coisas de maneira explícita, a vida se torna mais fácil e com muito menos mal-entendidos.

  (*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

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