ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 25º

Boa Imagem

Seis atitudes que você precisa evitar no supermercado

Basta um olhar atento e a gente se depara com cada comportamento péssimo que dá até uma vergonha alheia

Por Larissa Almeida (*) | 22/11/2024 10:20

A sua imagem conta uma história sobre você onde quer que esteja, e no supermercado não seria diferente. Basta um olhar atento e a gente se depara com cada comportamento péssimo que dá até uma vergonha alheia. É gente furando fila, comendo alimentos e descartando as embalagens para não pagar, abrindo produtos e largando nas gôndolas com a embalagem violada, e por aí vai.

Vivemos em sociedade, então existem comportamentos sociais que orientam a interação entre as pessoas em diferentes situações e ambientes, e inclui regras de cortesia, respeito e bom senso, com o objetivo de promover relações harmoniosas entre as pessoas. Por isso separei aqui 6 atitudes que você precisa observar e se policiar para não fazer quando estiver no supermercado, pensando principalmente no respeito e consideração com o próximo. Ser gentil não custa nada e traz benefícios tanto para nós quanto para a vida em conjunto.

1) Não coma e esconda a embalagem. Se estiver com fome, e for demorar para finalizar as suas compras, pode até comer algum alimento antes de passar pelo caixa. Mas guarde a embalagem para pagar pelo produto que consumiu. Imagine se o mercado fosse seu, o que acharia de clientes que consomem seus produtos e não pagam?

2) Não fique apertando e cortando/quebrando pedaços de frutas, legumes e verduras. Isso faz com que esses itens estraguem mais rapidamente e certamente apodreçam com facilidade. E já sabe, o destino será certamente o lixo e o desperdício dos alimentos.

3) Não utilize as filas indevidamente. Se tiver até 10 ou 20 volumes, existem filas específicas para agilizar o atendimento, assim como caixas que atendem volumes de compras maiores. É tudo pensado para que o cliente consiga finalizar suas compras de uma maneira mais agilizada. E como estamos falando de filas, se não estiver no grupo prioritário (gestantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida), não use a fila destinada para esse público a não ser que o atendente do mercado te direcione. Isso seria como se quisesse se aproveitar de um benefício destinado a pessoas com necessidades especiais.

4) Evite bloquear o corredor ou os espaços do supermercado com o seu carrinho. Pense nas pessoas que também precisam utilizar o espaço.

5) Se derrubou algum produto no chão, pegue. Sabemos que existem funcionários para organizar as prateleiras, mas é muito educado que você guarde no local devido o produto que retirou/derrubou.

6) Se desistiu de comprar algum item perecível, que precisar ser mantido refrigerado, como queijo mussarela, requeijão, carnes, devolva para o refrigerador. Se você deixar em alguma prateleira aleatória espalhada pelo mercado, aquele produto pode estragar ou pior, ser guardado novamente no local devido horas depois e a pessoa que comprar pode comer e passar mal.

Sei que muito do que tratei nesta coluna parece óbvio, mas se observar por 10 minutos o comportamento de muitas pessoas no supermercado, vai concordar que o óbvio também precisa ser dito.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias