ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Compartilhando Justiça

Atraso na entrega de imóveis adquiridos na planta

Dr. Rodrigo Barros | 12/12/2018 09:00
Atraso na entrega de imóveis adquiridos na planta

Com a proliferação de opções de financiamento de imóveis, várias pessoas conseguiram realizar o sonho da casa própria e muitas das aquisições ocorreram quando o imóvel estava ainda “na planta”, isto é, tratava-se apenas de um projeto, devendo o consumidor confiar na lisura da empresa construtora.

Contudo, ao redor de todo o Brasil, uma quantidade imensa de pessoas é constantemente prejudicada com o atraso na entrega dos imóveis. São vários os casos de noivos que programam o casamento contando com o apartamento; casais que organizam uma gestação pensando no quarto a mais na residência que esperam receber; investidores que deixam de receber o justo retorno com o aluguel esperado; idosos que deixam de usufruir de um local melhor e com mais qualidade de vida etc. Ou seja, são inúmeras as hipóteses de potenciais danos financeiros e morais quando uma construtora não cumpre o prazo combinado contratualmente.

É importante ressaltar que o Poder Judiciário já pacificou o entendimento de que o contrato de compra e venda de um imóvel é um típico contrato de adesão, em que as cláusulas são redigidas pela construtora sem dar a oportunidade ou até mesmo a liberdade ao consumidor de discutir ou modificar. Sua única alternativa é aceitar ou não os termos ali apresentados.

Por isso, se eventual contrato se mostrar desequilibrado, isto é, com demasiado favorecimento à construtora, justifica-se ainda mais a aplicação do Código de Defesa do Consumidor, com o objetivo de dar “igualdade de armas” para as partes. Mas, independente de o contrato ser ou não equilibrado, restando prejuízo ao consumidor por conta de algum descumprimento por parte da construtora, caberá o direito de ser ressarcido pecuniariamente pelos danos morais e materiais eventualmente sofridos.

Nesse sentido, um dos maiores atritos entre consumidores e construtoras é com relação aos constantes atrasos nas entregas dos imóveis.

É comum as construtoras valerem-se do subterfúgio de incluir nos contratos de adesão as denominadas “cláusulas de tolerância”, com o objetivo de se eximir de sua responsabilidade diante de eventuais danos sofridos pelo consumidor caso não consigam entregar a obra dentro do prazo combinado.

Muito já se debateu sobre a validade dessa “cláusula de tolerância” nos processos judiciais e os tribunais firmaram um entendimento “quase” pacífico no sentido de que são válidas desde que não ultrapasse 180 dias “corridos”, ou seja, não podem ser contados apenas os dias “úteis”. Também é necessário que a cláusula esteja clara no contrato, para que o consumidor não seja pego de surpresa (princípio da informação).

Por conta disso, foi proposto o Projeto de Lei 1.220-A/2015, que já foi inclusive aprovado tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado Federal e que, no momento, aguarda apenas a sanção presidencial, objetivando tornar essa “tolerância” um direito subjetivo da construtora.

Enfim, se, apesar da “tolerância”, verificar-se o atraso na entrega da obra, surgem alguns direitos ao consumidor, isto porque, dependendo de cada caso, este poderá reclamar a rescisão contratual com as respectivas multas; a devolução dos valores pagos; os lucros cessantes; o ressarcimento de eventuais danos materiais e até mesmo danos morais.

Assim, restando configurado o atraso na entrega da obra, caso o consumidor pretenda ser indenizado, deverá comprovar que os danos que sofreu como, por exemplo: aluguéis que teve pagar desnecessariamente; aluguéis que deixou de receber; humilhação e frustração por projetos pessoais e familiares que foram prejudicados por não ter recebido o imóvel etc. Vale lembrar que não é possível garantir que o consumidor sempre terá direito à indenização por danos morais, pois há uma grande discussão se essa indenização seria presumida ou se seria considerada mero aborrecimento da vida cotidiana. No entanto, é permitido a este comprovar que o atraso na entrega do imóvel causou danos extrapatrimoniais que extrapolam o mero dissabor e que estes foram capazes de gerar sofrimento.

Importante que o consumidor que se encontra nessa difícil situação consulte um advogado de sua confiança para avaliar os direitos que possui e a melhor forma de reivindicá-los.

Atraso na entrega de imóveis adquiridos na planta

RODRIGO BARROS LOUREIRO DE OLIVEIRA

Advogado (OAB/MS 13.583) responsável pela carteira de Responsabilidade Civil do escritório LIMA, PEGOLO & BRITO ADVOCACIA S/S (www.lpbadvocacia.com.br), com experiência profissional há mais de 10 anos nas áreas de indenizações diversas, seguros, consumidor e previdência

Nos siga no Google Notícias