A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017


  • De olho na TV
  • De olho na TV

    com Reinaldo Rosa


28/10/2013 09:29

A busca do sucesso fácil das emissoras de rádio

Reinaldo Rosa

COLA PERMISSIVA - Esporadicamente aparecem emissoras de rádio reverberando ser líder de audiência, em Campo Grande. Mesmo com a falta de detalhes sobre propalada enquete, concorrentes acreditam e, de imediato, ‘colam’ na programação da suposta líder. A mesmice vem automaticamente.

DIVERSIFICAÇÃO ZERO - Existem segmentos de brasileiros que, acreditando na pujança da cidade – e/ou do Estado -, aqui aportaram. Programação diversificada (como se exige de concessionária de comunicação social) é fator desconhecido – ou desprezado- por empresários de rádios locais. Coerentes com a classificação empresarial apenas o lucro fácil e rápido é visado.

OUÇAM CHACRINHA - Míopes dirigentes que colam – e acreditam- no possível sucesso alheio poderiam usar do cômodo hábito de copiar o que outros fazem e ampliar a visão de ‘observadores’. Com os diversos segmentos existentes na sociedade, a rede Globo coloca na grade de programação as chamadas séries. Ficam no ar por tempo determinado e, se registrarem resultados positivos (financeiro e de crítica) continuam. Em comunicação nada se cria; tudo se copia. Na cola do Velho Guerreiro.

QUEM QUER DINHEIRO – Falando em miopia; existe grande gama de ouvintes interessados em noticiosos radiofônicos. A maioria destes programas diários tem, invariavelmente, 60 minutos – ou pouco mais - de duração. Alguns apelam para retransmissões de boletins da Rádio Web (embora tenhamos capacitados jornalistas desempregados) e incluem entrevistas que nunca são completadas pela exiguidade de tempo da produção. E dá-lhe gaita.

BATE PAPO COM OUVINTES – Editoria feita e voltada para a qualidade informativa é capaz de segurar o ouvinte horas a fio sintonizado na emissora. Dica para os carentes de ideias no campo da comunicação hertzianas; sintonizem a Band News FM, de São Paulo. Mix de notícias 24 horas e, a música é citada quando se transforma em fato notícioso. Tem público fiel que proporciona excelente colocação no Ibope. Quem não quer se inteirar dos fatos que movimentam o país e o mundo, que mude de estação. Simples assim.

NÓIS VAI FUNDO – Utilizando-se das maravilhas de espaço alugado na Difusora, vereador Coringa comanda ‘programa’ onde acontece de tudo; menos esclarecimentos mínimos dos bancos escolares. A utilização do ‘s’ para o plural é totalmente alheia ao saber do apresentador. “Nossos telefone (sic) não para (sic)”. “É mais um ouvinte que tá na linha, ao vivo, pra fazer seus recrames que o vereador vai transformar em indicação” e outras perolas são seguidas.

FALA POVO – “Prezado Reinaldo Rosa grato pelas referências em sua Coluna no Campo Grande News. O Repórter MS, da TV Brasil Pantanal (antiga Educativa), tem procurado fazer o melhor jornalismo de acordo com sua estrutura e característica de emissora pública, lembrando que 20% de nossa produção é voltada aos telejornais da TV Brasil em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo”. Abraços -Edmir Conceição Santos.

FALA POVO II - “Estive em Cuiabá, na quarta-feira. Pelo pouco que ouvi as rádios FM de lá têm programações diversificadas (pop, sertanejo, gospel, notícias, anos 80, etc). E isso porque Cuiabá é bem menor que Campo Grande. Tem Mix FM, Jovem Pan, Band FM, CBN e Rádios Gospel. Que os empresários de comunicação venham a abrir suas mentes que, nem só de sertanejo vive o povo de Campo Grande. O povo já está cansado disso. Campo Grande é diversificada, pois (aqui) moram muitas pessoas de outros Estados. Tá na hora de as empresas de comunicação se abrirem para novidades nas rádios FM. Quem ganha com isso é o povo, os veículos e a publicidade, pois haverá mercado”.

Programa resgata causos do futebol regional
CONTA OUTRA – O futebol sul-mato-grossense – graças a alguns – vive na história do torcedor local. Jogadores, dirigentes e técnicos estão no ‘Conto d...
Público dando um show no futebol de MS
QUEM NÃO AJUDA – Domingo de ‘Comerário’ no Morenão. Se dependesse apenas dos torcedores, o futebol de Mato Grosso do Sul teria vida longa no cenário ...
Caso da primeira-dama hackeada passou batido
EMPODERADO II – Talmir Nolasco, outro personagem histórico do rádio de MS, ‘deu um tempo’ aos microfones. Depois de atuar na campanha eleitoral do PS...
Rádio local disputa espaço com futebol na TV fechada
EMPODERADO – Personagem da história do rádio sul-mato-grossense, Nivaldo Mota atualmente dedica o talento em outras ondas. Em tempo real, entrevista ...



E depois tem os idiotas que acreditam nas lorotas dos radialistas, que imediatamente se lançam candidatos a alguma coisa e, por incrível que pareça, quase sempre são eleitos.
 
Jorge Junior em 29/10/2013 07:59:51
Campo Grande precisa de uma rádio como a jovem pan, como a antena1, como a band fm, como a band news fm...como a itatiaia fm...pode tocar sertanejo sim, mas toca sertanejo de todas as épocas, de todas as vertentes...esse modismo de sertanejo universitário enche o saco, com essas musiquinhas com nota do tipo atirei o pau no gato...uma rádio com uma proposta boa é a uniderp fm, mas ela só toca as músicas, não fala nem sequer o nome do artista...o resto é tudo farinha do mesmo saco...saudades do Classe A, com o grande Aspézio...
 
hudson terencio em 28/10/2013 21:55:55
Gosto da 104 principalmente a noite e aos domingos até as14hs
 
Mirella Forti Cossignani em 28/10/2013 12:07:36
Sem contar que todo locutor de radio FM grita, como se nós que as vezes entediados, "corajosamente" nos propomos a ouvir uma musica ali tocada, fosse-mo todos surdos.
 
Antonio Mazeica em 28/10/2013 11:39:02
A programação dessas FMs em Campo Grande é uma verdadeira "lavagem cerebral" nos ouvintes. Os caras falam o tempo todo e depois dizem, agora vamos pro "comercial" e quando tocam as músicas são sempre as mesmas o dia todo. Muda a programação e se repetem as ditas músicas novamente. Somos obrigados a recorrer ao conhecido plágio: "Cale-se!, Cale-se!, vocês me deixam louco!!!!
Emigdio Martins
 
EMIGDIO DE ALMEIDA MARTINS em 28/10/2013 10:47:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions